Em Junho de 1999, o Limp Bizkit lançou o seu segundo disco de estúdio Significant Other e explodiu no mundo todo com a sua mistura bastante particular de rock e hip hop.
No álbum estão hits como “Nookie”, “Re-Arranged” e “Break Stuff”, lançada como single apenas em 2000 e responsável por catapultar o grupo de Fred Durst, Wes Borland e companhia ao posto de um dos nomes mais conhecidos do planeta.
Para divulgar o trabalho, a banda resolveu gravar um clipe oficial e o vídeo para “Break Stuff” é bem emblemático para explicar um pouco a época em termos de música, comportamento e cultura jovem.
“Break Stuff” e um grande retrato dos anos 2000
Primeiro, a banda apostou no que mais uma dezena de outros artistas fizeram no período: clipe com filtro de cor na imagem e cenas da banda tocando ao vivo para centenas de fãs em êxtase.
Combinar performances ao vivo com cenas de estúdio era bem comum na época e, sem ir muito longe, temos vídeos de bandas como Papa Roach (“Last Resort”) e System Of A Down (“Chop Suey”) na mesma pegada.
Outras cenas clássicas aparecem com jovens e seus skates — muito disso se deve ao fato de que os X Games, criados em 1995, cresciam a cada ano e os chamados “esportes radicais” eram transmitidos à exaustão, se popularizando mundo afora.
Na música, temos participações também muito significativas, como ícones do rap e hip hop que a gente não costuma ver juntos em vídeos de outros artistas por aí: os parceiros Dr. Dre e Eminem (e sua filha) e o polêmico Snoop Dogg estão todos no clipe de “Break Stuff”.
Quem também aparece é Jonathan Davis, do KoRn, outro pilar do chamado nu metal na época, que encena uma briga pra lá de fajuta com o amigo Fred Durst, com quem dividiu turnês e parcerias.
Fred Durst, aliás, fica naturalmente em evidência no clipe por ser o vocalista. Mas também mostra que dita moda, já que o seu boné de baseball é visto em vários momentos, em um reflexo do que realmente acontecia por aí com os fãs da banda e o novo “estilo jovem” entre o público de rock, skatistas, amantes do BMX e mais.
Há também outras participações “de época”, como dos atores Pauly Shore e Seth Green, o filho do ícone do skate Tony Hawk, Riley Hawk, e o comediante Richard Lewis.
A importância da MTV
Por último, mas não menos importante, vale lembrar que a Internet como nós conhecemos hoje ainda era um sonho distante, e em 2000 a MTV tinha papel fundamental para divulgar as bandas e seus trabalhos. Em tempos onde o rock dividia espaço lado a lado com o pop (acredite!), o canal era uma plataforma assistida e seguida por quem queria conhecer novos sons.
Dessa forma, um clipe oficial era parte importantíssima nos planos de divulgação das gravadoras e quanto mais convidados especiais e mais aspectos visuais da carreira você pudesse mostrar, melhor.