Josh Kiszka, vocalista do Greta Van Fleet, pede desculpas por se apropriar de cultura indígena

O vocalista do Greta Van Fleet, Josh Kiszka, foi ao Instagram pedir desculpas aos povos indígenas por ter se vestido com trajes de sua cultura em shows.

Greta Van Fleet no Lollapalooza Brasil 2019
Foto: Aline Krupkoski

Em postagem nesta terça-feira (19) no Instagram, Josh Kiszka, vocalista do Greta Van Fleet, fez um longo pedido de desculpas por ter se apropriado culturalmente dos povos indígenas em apresentações realizadas em 2017.

O cantor, na época, foi fotografado no palco usando trajes característicos do povo nativo dos EUA e isso vinha incomodando muita gente, a ponto de usuários do Twitter criarem a hashtag #SpeakUpGVF para pressionar Josh a se manifestar sobre o tema.

Em sua retratação, o artista “reconhece os danos que a ignorância pode ter para com comunidades marginalizadas”. No texto, Kiszka também diz que “o ódio, o desrespeito e o preconceito não têm lugar nesta comunidade”:

Aos nossos fãs indígenas. Eu tirei um tempo para ouvir e reunir meus pensamentos. Meu apreço pela cultura indígena é maior que eu mesmo. Eu reconheço os danos que a ignorância pode ter para com comunidades marginalizadas, algo que eu jamais gostaria de perpetuar. O ódio, o desrespeito e o preconceito não têm lugar nesta comunidade. Conforme eu fiquei adulto, eu me tornei capaz de crescer e aprender. Esse crescimento não parou nem vai parar aqui. A tribo Chippewa teve um impacto profundo na minha vida, tendo sido exposto às suas cerimônias e costumes durante os meus primeiros anos em Michigan. Fiz doação ao First Nations Development Institute para ajudar a manter vivas as suas tradições indígenas. Se você quiser apoiá-los junto comigo, por favor, visite firstnations.org. Paz, amor, unidade e equidade, sempre.

Importante saber reconhecer o erro, né?! Confira a postagem de Josh Kiszka no Instagram ao final da matéria.

Vinda do Greta Van Fleet ao Brasil

A polêmica acontece às vésperas da chegada do grupo ao Brasil. Em sua segunda passagem pelo país, o Greta Van Fleet – que perigou não vir por motivos de doença – se apresenta amanhã (21) em Porto Alegre para abrir o show do Metallica por aqui.

As duas bandas voltam a tocar em Curitiba dois dias depois, no sábado (23) e, na sequência, seguem para se apresentar em São Paulo (25) e Belo Horizonte (27). O GVF ainda realizará um show extra no Rio de Janeiro (03/05), dessa vez sem a presença do Metallica.

LEIA TAMBÉM: Entrevista: Greta Van Fleet fala sobre comparações, vinda ao Brasil com o Metallica e mais

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Josh M. Kiszka (@josh_gvf)