O ano de 2000 está bem longe mas são bastante claras as marcas que o Nu Metal deixou na história do rock and roll ao conseguir invadir o mainstream.
Liderado por KoRn e Limp Bizkit, o subgênero do Heavy Metal era conhecido pela mistura de guitarras pesadas e elementos de outros estilos como Hip Hop, Funk, Rock Alternativo e Industrial.
Iniciando a carreira em 1993, a banda californiana Papa Roach viu o KoRn emplacar vários sucessos em discos clássicos como Life Is Peachy (1996), Follow The Leader (1998) e Issues (1999).
Além disso, chegou a 2000 com seu primeiro contrato com uma grande gravadora e viu que o estilo que tocava estava tendo muito sucesso nas rádios com bandas parecidas, como o Limp Bizkit que estourava nas rádios do mundo todo e na MTV com os mega hits de Significant Other (1999) e Chocolate Starfish and the Hot Dog Flavored Water (2000).
Nesse contexto, o Papa Roach lançou seu segundo álbum, primeiro por uma major, com Infest.
Continua após o vídeo
Papa Roach e Infest
Apesar de beber claramente nas fontes do Nu Metal, o Papa Roach apostava em elementos diferentes como a voz de Jacoby Shaddix tendo bastante ênfase e momentos melódicos, além de menos Hip Hop do que Fred Durst fazia, por exemplo.
Além disso, em vários momentos o grupo se aproxima mais do Metal Alternativo do que do Nu Metal, já que não só deixa para trás os vícios do gênero como também adiciona elementos que colocam o grupo próximo das bandas do Rock Alternativo dos Anos 90.
Duas canções viraram hits supremos no álbum: “Last Resort” e sua introdução que coloca qualquer um pra bater cabeça no primeiro minuto, e a pesada “Broken Home”, com sua letra densa a respeito de problemas familiares.
Continua após o vídeo
Mas indo além dos singles, você vai perceber que não apenas trata-se de um grande álbum no conjunto, como também de uma série de referências a outras sonoridades misturadas ao que dominava as rádios e a MTV no início dos Anos 2000.
As guitarras da introdução de “Dead Cell”, por exemplo, lembram muito mais a sonoridade de Seattle do que os sons do KoRn, e “Revenge” remete mais ao Rage Against The Machine do que aos grupos de Nu Metal.
“Between Angels And Insects”, outro single, lembra bastante bandas como o Bush, ligadas ao Grunge.
Infest em 2022
O Papa Roach nunca encerrou as atividades e em 2022 lançou seu disco mais recente, Ego Trip.
De lá pra cá, porém, nunca teve o mesmo sucesso com público e crítica, com muitos questionando os caminhos abordados pelas novas sonoridades da banda.
Infest foi uma estreia triunfal em uma grande gravadora e um verdadeiro marco para o Rock dos Anos 2000, mas também pode ter sido o ápice para os músicos que parecem não ter conseguido mais atingir o mesmo nível de qualidade do início de carreira.
O terceiro disco, Lovehatetragedy (2002), ainda emplacou sucessos como “She Loves Me Not” e deixou bem claras as influências em faixas da versão deluxe, com covers de Pixies e Faith No More, mas o grupo parece ter ficado intimamente ligado ao Nu Metal.
Mesmo que injustamente, a associação da mídia aconteceu e quando o subgênero desapareceu do mainstream, levou junto o espaço dos seus principais nomes.
Hoje é dia de apertar play bem alto e ouvir Infest no último volume!