Whindersson Nunes está trabalhando em um projeto inspirador que pode ajudar pessoas com deficiência auditiva a se conectarem com a música de uma nova maneira.
No último domingo, 24 de Abril, foi celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, aproveitando o marco, no início desta semana o humorista e YouTuber brasileiro anunciou aos seus fãs que tem desenvolvido um de seus projetos mais especiais.
Através de um novo vídeo em seu canal do YouTube, Whindersson revelou o primeiro teste de um aparelho que tem como objetivo fazer com que pessoas com deficiência auditiva possam sentir a música e ter uma experiência mais próxima possível da que é vivida por ouvintes convencionais.
Em entrevista ao portal Hugogloss.com, Whindersson explicou que a ideia do dispositivo surgiu após ele ver o depoimento de uma jovem que, apesar de saber todas as coreografias da cantora Rihanna, declarou que gostaria de sentir de fato as músicas da artista.
Como explica no vídeo, o aparelho está sendo criado em parceria com a empresa piauiense Tron Robótica Educativa, da qual ele faz parte atualmente como um dos investidores. Após o relato da fã de Rihanna, o YouTuber e os parceiros da Tron foram pesquisar os detalhes das questões que envolviam tal problema. Ele declarou ao portal:
Veio os relatos [das pessoas com esse tipo de deficiência] explicando que conseguiam sentir quando ficavam muito próximas das caixas de som. Aí a gente pensou numa parada que pudesse ser mais inclusiva nessa área de sentir a música, que essas pessoas pudessem ter em casa um aparelho como a gente tem um vídeo-game, por exemplo, e ele pudesse cozinhar sentindo a música.
No vídeo, por exemplo, é possível ver que a primeira versão do aparelho é semelhante a uma pequena caixa de som portátil. Porém, ela emite o som de uma forma mais potente.
Whindersson Nunes e um novo projeto para deficientes auditivos
Para a felicidade do humorista, as pessoas com deficiência auditiva que participaram do teste reagiram de forma positiva ao resultado desde o início.
Um dos rapazes que aparece no vídeo do teste, que não teve sua identidade divulgada, apoiou o aparelho no peitoral, nas costas e na cabeça e se mostrou feliz com os efeitos do dispositivo:
A gente consegue sentir a diferença da batida. Acho que nessa região [do peitoral] é um pouco melhor.
Whindersson Nunes complementou o comentário do rapaz, dizendo que esse resultado acontece pois aquele local do corpo “distribui o som por todos os órgãos”. Durante os testes, ele também explica que a seleção das músicas foi pensada com cuidado e eles optaram pelas melodias em que o grave tem diferentes tons.
Ainda na conversa com o Hugogloss.com, o humorista não escondeu que ficou contente com o resultado dos primeiros testes. Ele também apontou que estava apreensivo de “colocar [o aparelho] na pessoa e ela dizer: ‘não tô sentindo nada’ ou ‘eu sinto, mas não tem tanta diferença'”. Whind acrescentou:
Ver que deu certo já nas primeiras tentativas mostra que não vai ser um caminho tão difícil pra chegar em 100% [do objetivo].
Por fim, Whindersson explicou que ainda não sabe quando os aparelhos serão disponibilizados para o público, mas acredita que depois dos próximos testes eles já podem ter uma idea de quando isso será possível. Ficamos na torcida para que aconteça o mais rápido possível!
Confira no vídeo abaixo os primeiros testes do novo projeto de Whindersson Nunes.