Nesta quarta-feira (27), um juiz da 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que uma enfermeira preta excluísse postagem feita no Facebook com imagem de um cartaz escrito “Fogo nos Racistas”.
Na ocasião, segundo o Rap+, a mulher relatava o caso de racismo sofrido por sua irmã em uma loja no centro de Mogi Guaçu, cidade a 172 km de distância da capital paulista. No entendimento do magistrado Schmitt Corrêa, a profissional de saúde não deveria ter usado a famosa expressão, embora para muitos de nós isso soe como censura.
A situação incomodou o rapper Djonga, que popularizou o termo na letra da música “Olho de Tigre”, presente no disco de mesmo nome lançado em 2017. Ele foi aos seus stories do Instagram para contar como estava se sentindo diante do ocorrido:
Quando eu trouxe essa frase em ‘Olho de Tigre”, eu não sabia que ela se tornaria um dos gritos mais importantes da nossa geração. Nunca me apropriei dela como minha, inclusive por sentir que o caráter dela é maior que artístico. Eu e meus irmãos, minhas irmãs, fomos perseguidos uma vida inteira, fomos acusados do que não fizemos uma vida inteira, alguns de nós tomaram tiro… por uma vida inteira fomos relatados na mídia em tom de deboche.
O artista continuou:
A REAÇÃO QUE ELES TÊM CONTRA ‘bandidos’ É METER BALA SEM ESPAÇO PRA DEFESA… e você sabe o que é um ‘bandido’… Se a nossa reação contra a mentira deles é gritar “Fogo nos Racistas” é um absurdo! (Olha que nem concretizamos) MAS A PERGUNTA É: TÁ COM MEDO DE QUÊ? O RACISTA É VOCÊ???.
Djonga e #fogonosracistas
Nos últimos anos, a #fogonosracistas tem se tornado um símbolo do apoio de milhões de brasileiros na luta antirracista, tanto que diversos fãs de Djonga também reagiram ao veredito do juiz em questão e usaram suas redes sociais para protestar contra a ordem judicial.
Veja alguns dos posts logo abaixo.
LEIA TAMBÉM: “Você é um merda”: Djonga solta o verbo sobre Jair Bolsonaro e vídeo viraliza
Gostei tanto que vou postar aqui também.#djonga pic.twitter.com/229v6nbgOj
— Iago Couto (@iagocoutu) April 27, 2022
"E parece que liberaram o preconceito
Pelo menos antigamente esses cuzão era discreto"
O #Djonga já adiantou essa para a gente…….#fogonosracistas pic.twitter.com/3a5SGHRJ3Q— Luska (@Lusketa123) April 27, 2022
https://twitter.com/basalces/status/1519397843768913924
Gente não é mais pra falar FOGO NOS RACISTAS tá
Tá proibido falar FOGO NOS RACISTAS
Não falem mais FOGO NOS RACISTAS
Pq a justiça brasileira não gosta de FOGO NOS RACISTAS #fogonosracistas pic.twitter.com/Lj3r0IO8VC— Sandro (@sandrowally) April 27, 2022
Só se incomoda com a frase "fogo nos racistas", quem tem medo de ser queimado. A frase se trata de um sentido figurado, e é sobre ser intolerante ao intolerável. A depender de mim,vou continuar usando! #FogoNosRacistas
— Lidi (@Lidi_azvd) April 27, 2022