Nostalgia: site do Orkut é reativado e criador promete novidades em breve

Pegando todos de surpresa, o fundador do Orkut reativou o site da rede social e compartilhou um texto prometendo novidades. Saiba mais.

Site do Orkut é reativado e criador promete novidades "em breve"
Reprodução / Orkut

Sensação de nostalgia? É o que estamos sentindo após o site do Orkut ter sido reativado na noite desta quarta-feira (27).

Pegando todos de surpresa, o criador da plataforma, o turco Orkut Büyükkökten, compartilhou uma mensagem através do site da rede relembrando a origem do Orkut e anunciando que está construindo algo novo.

Publicidade
Publicidade

Como muitos sabem, o Orkut ficou conhecido como uma das primeiras plataformas de redes sociais do mundo. Após ser lançada em 2004, a rede se tornou uma febre principalmente no Brasil.

Como relembra o programador, o Orkut foi criado enquanto ele trabalhava no Google como engenheiro de software e, depois de alguns anos, alcançou mais de 300 milhões de usuários, antes de ser desativado em 2014. No comunicado, ele acrescentou:

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Orkut e o impacto das redes sociais

Em seu texto, o fundador do Orkut também refletiu sobre as principais redes sociais que estão ativas e como elas influenciam nas vidas das pessoas. Ele disse:

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Ao final do comunicado, Orkut Büyükkökten revela que está trabalhando em “algo novo”, mas ainda não explicou exatamente do que se trata. Ele declarou:

Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!

Vale lembrar que a notícia dessa possível volta do Orkut chega na mesma semana em que Elon Musk se tornou o novo dono do Twitter. A aquisição foi celebrada por muitos internautas, porém também surgiram aqueles que se preocuparam com a gestão de Musk na rede social.

O que será que vem por aí? Uma atualização da plataforma original? Uma nova rede social? Vamos aguardar outras informações para matar essa curiosidade.

Sair da versão mobile