O que muitos acreditavam que jamais aconteceria tomou conta do Eden Project, no Reino Unido, na última segunda-feira (16): o My Chemical Romance finalmente estava de volta aos palcos, com o que veio a ser um dos shows mais inesquecíveis de sua carreira.
O dia foi descrito como nublado e tranquilo (bastante familiar para os britânicos) e, de acordo com a Rock Sound, um total de 6 mil fãs estiveram no evento para presenciar o retorno de Gerard Way, Frank Iero, Ray Toro e Mikey Way novamente, juntos, após três anos desde o show solo de reunião em 2019, em Los Angeles.
Um sentimento intenso e de ansiedade tomou conta de todos os presentes — incluindo aqueles que estavam prestes a assistir à banda pela primeira vez na vida e possivelmente a banda, já que a turnê de reunião anunciada para 2020 foi adiada por conta da pandemia.
Visto que há emoção de sobra e muitas cenas marcantes que fizeram a noite ser histórica, o TMDQA! selecionou os cinco melhores momentos de todo o show de retorno do My Chemical Romance no Reino Unido para você conferir. Veja abaixo.
A performance de “The Foundations of Decay”
Na quinta-feira (12), o My Chemical Romance parou a internet com o lançamento surpresa de seu mais novo single, “The Foundations of Decay”, com surpreendentes 6 minutos de duração e um claro flerte à época I Brought You My Bullets, You Brought Me Your Love (2002) com traços de novidade.
Foi a primeira vez que a banda apresentou o single para o público, e mesmo que os versos ainda estivessem bastante frescos, houve fãs que cantaram junto a Gerard Way.
LEIA TAMBÉM: My Chemical Romance – uma análise completa da nova “The Foundations Of Decay”
A incansável, memorável e clássica “Helena”
Talvez hoje a música mais famosa de toda a carreira da banda, “Helena” é um marco do My Chemical Romance e representa muito bem a estética e sonoridade que o grupo traz em Three Cheers for Sweet Revenge. Como esperado, a faixa esteve presente na setlist do show, tão ofegante e urgente quanto na primeira vez que foi ouvida — oferecendo uma verdadeira viagem no tempo para todos que ali formavam uma parte da história.
“Famous Last Words”
Há quem diga que a Era Revenge seja a mais icônica da carreira do My Chemical Romance, mas há também quem não largue The Black Parade por nada. O melhor disco da banda, lançado em 2006, mergulha na melancolia e numa estética sem igual, além de trazer uma experiência a cada faixa reproduzida. Embora a banda tenha deixado de lado “The Sharpest Lives”, uma das favoritas dos fãs, o retorno aos palcos contou com a icônica “Famous Last Words”, cantada a plenos pulmões do vocalista e do público presente, que não deixou de derramar lágrimas pela intensidade da emoção vivida naquele momento.
“Na Na Na (Na Na Na Na Na Na Na Na Na)” e o aceno a Danger Days
Já que falamos de eras, é importante ressaltar o quão importante foi o contraste apresentado em 2010 diante do trabalho anterior, The Black Parade. O quarto disco, intitulado Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys mergulha na galáxia criativa de Gerard Way e toda a aventura fictícia criada em páginas de HQs para trazer toda uma estética e conceito para a música e o audiovisual. Embora o trabalho traga uma sonoridade mais enérgica, popular e dançante, o Danger Days ainda é um álbum guardado com bastante carinho no coração de cada fã, e por isso, “Na Na Na (Na Na Na Na Na Na Na Na Na)” foi um momento importante de ser ressaltado por aqui. Gloriosamente divertida e entregue com vigor pela banda como se fosse sua primeira vez diante de uma plateia (que cantou o refrão em coro, antes mesmo do próprio vocalista), a canção injetou ainda mais energia no público, até mesmo naqueles que um dia criticaram a Era dos Killjoys.
“Welcome to the Black Parade”
Retornando à histórica e memorável Era The Black Parade, a banda encerra o show (antes do bis, claro) com o hino de toda uma geração. “Welcome to the Black Parade” toca o coração de qualquer fã de My Chemical Romance apenas com a nota inicial, e no Reino Unido na última segunda-feira, foi possível sentir o arrepiar da espinha de qualquer um dos cantos da plateia. A performance é só mais um motivo (e exemplo) que tornam a banda uma das mais extraordinárias da história do rock alternativo, digna de se assistir mais de uma vez.
Setlist
- The Foundations of Decay
- Helena
- Give ‘em Hell, Kid
- Make Room!!!!
- Summertime
- This is How I Disappear
- You Know What They do to Guys Like Us in Prison
- Na na na
- Famous Last Words
- Surrender the Night
- Teenagers
- I Don’t Love You
- Destroya!
- Our Lady of Sorrows
- Vampire Money
- Thank You for the Venom
- Mama
- Welcome to the Black Parade
- Sleep
- Boy Division
- I’m not Okay (I Promise)
- The Kids from Yesterday
My Chemical Romance na estrada
Foi dada a largada e agora a banda cumpre uma série de shows no Reino Unido até o início de junho. De lá, o quarteto segue para a Europa e depois tira um breve intervalo antes de desembarcar nos Estados Unidos em agosto. Vale destacar que o My Chemical Romance ainda é um dos headliners do festival When We Were Young, que acontece em outubro. A banda ainda tem datas marcadas no Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
LEIA TAMBÉM: DAY e Lucas Silveira (Fresno) fazem cover de My Chemical Romance no MITA Festival