A cantora e compositora baiana Xênia França está perto de lançar seu novo álbum, Em Nome da Estrela. O aguardado sucessor de XENIA (2017) chega cinco anos após a estreia solo da artista e tem seu lançamento agendado para o próximo dia 03 de Junho.
Nos preparativos para a chegada do disco, a cantora divulgou o single “Renascer“. A música, composta por Xênia, contou com produção em parceria com Pipo Pegoraro e Lourenço Rebetez, que também assinam a concepção do álbum.
O álbum Em Nome da Estrela teve patrocínio do Programa Petrobrás Cultural. No registro, Xênia França se mostra ainda mais compositora, consciente consigo e buscando sua própria linguagem ao consolidá-la para além dos conceitos empurrados para si.
Envolta em um elã vital, em um emaranhado de potências, a artista foi investigando dentro de si amarras e traumas que tiravam a sua energia. O single “Renascer” fala disso, de entrar nas profundezas, de curar o Orí, de refletir, de aceitar e tirar disso a felicidade. “Renascer” é a felicidade ou simplesmente o desejo de criar com esmero e delicadeza.
Na introdução da canção, ouvimos o encontro da harpa de Jennifer Campbell com os sintetizadores de Felipe Ribeiro em tons celestiais. A sequência da música recebe o apoio do baixo poderoso de Robinho Tavares e detalhes percussivos de Ricardo Braga sob uma bateria eletrônica marcante, que a todo momento – como em uma investigação – altera a noção do pulso forte da música.
Com a cama feita, Xênia França canta a partir do que sente, se humaniza ao falar de erros e acertos mostrando a complexidade que é viver nos tempos atuais e nos convoca apontando para o futuro.
Kirama
O single “Natureza Acesa” marca a estreia do projeto Kirama, que reúne os músicos paraenses Kikito, Raidol e Malu Guedelha. A banda brinca com o lúdico e nos teletransporta para um universo lisérgico, colorido, cheio de luz, amor e respeito.
A música fala sobre troca de energias, do quanto a gente faz parte do mundo e de como tudo também faz parte da gente. Somos universos singulares e também somos todos um só. Fluidez, abraçar a incerteza da natureza acesa.
O single vem acompanhado de um clipe que traz a atmosfera da união artística/musical do projeto. Kirama é uma força que se desperta quando as mentes dos três artistas produzem arte e se divertem juntos. No clipe, podemos sentir o clima de um “rolê” com os três. A produção tem direção e filmagem assinadas por Maria Luiza Lopes e Kikito. O músico ainda ficou responsável pelo roteiro, edição, cenografia e animações, e comenta:
Remetendo a uma estética retrô, às vezes até de filme caseiro antigo, procurei trazer um registro das nossas almas e da nossa juventude. O clipe leva a gente pra uma viagem psicodélica que deu certo.
Kikito, Raidol e Malu Guedelha já tinham parcerias entre si, mas a canção é a primeira composição que os três assinam juntos e foi ela que trouxe a semente do projeto. Com “Natureza Acesa”, perceberam mais ainda a riqueza da afinidade musical e artística, assim como a da amizade.
O trio já está desenvolvendo mais canções que irão resultar em um EP de 5 faixas. Kirama também promete novidades sobre mais parceiros que irão adentrar ao projeto na construção do disco.
Aquafaba
O duo Aquafaba divulgou seu novo single, uma releitura de “Mania de Você“, clássico de Rita Lee. Para a versão, que chegou acompanhada por um videoclipe, a banda contou com a participação especial de Salma Jô, vocalista do Carne Doce.
O single dá sequência à série de novidades que a Aquafaba divulgará este ano, até o lançamento do segundo disco de estúdio da banda, Electric City, no próximo mês de Julho. “Mania de Você” ganhou um vídeo lindo e colorido realizado à distância entre Goiânia, Brasília e Berlim, com direção de Cristóbal Rey e animações de Danilo Lins.
Lançada originalmente em 1979, no álbum homônimo Rita Lee, a música foi composta pela cantora em parceria com seu companheiro Roberto de Carvalho e fala sobre a intimidade do casal que está junto desde 1976.
Baseada em Berlim, a Aquafaba é formado pelo brasileiro Danilo Timm e pelo chileno Cristóbal Rey e já possui cerca de três anos de atividade. A partir de uma estética sonora que bebe de influências diversas da América Latina, o duo explora uma identidade artística que flui pelo pop e pela psicodelia.
Sua musicalidade surge de suas viagens em busca do autoconhecimento e de uma maior consciência sócio-cultural. Escrevendo letras em português, espanhol e inglês, a Aquafaba explora temas como liberdade, consciência, natureza, empoderamento e diferentes formas de amor.