Lançamentos nacionais: Uiu Lopes, Joana Marte, Luisa Toller e Banda Tereza

Uiu Lopes, Joana Marte, Luisa Toller e Banda Tereza. 4 projetos nacionais com ótimos lançamentos e prontos para integrarem suas playlists!

Uiu Lopes
Foto por Sillas H / Retoque por Vini Poffo / Arte por YMA

O cantor e compositor baiano Uiu Lopes divulgou recentemente o seu novo single: “Lulu“. A faixa aborda o amor poético e sonhador no desejo de rever alguém que deixou saudades e é a primeira amostra do álbum de estreia do artista, Por Fora, Por Dentro.

A canção tem produção de Fernando Rischbieter e suporte dos músicos Leon Perez (teclado e coro), Pedro Bienemann (guitarra e coro), Thiago Barros Leal (baixo, moog e coro) e Pedro Lacerda (bateria e coro). Vibrando influências da MPB e do indie pop, “Lulu” marca uma nova fase musical de Uiu Lopes que busca flertar com a música de nomes como Djavan, Gal Costa e Stevie Wonder.

Publicidade
Publicidade

As sessões de gravação do single ocorreram nos estúdios ybmusic, em São Paulo (SP), onde Uiu Lopes vive atualmente. O lançamento é da Matraca Records, que também fará a distribuição de Por Fora, Por Dentro. O disco contará com 8 faixas e trará as participações de Walfredo em Busca da Simbiose, Phill Veras e YMA.

Joana Marte

Foto por Denys Costa

Afeto e Desapego, o novo álbum do trio paraense Joana Marte, nasceu envolto em intimidade e apresenta a vulnerabilidade, o processo de cura e a projeção de novos horizontes em uma roupagem indie-brasileira focada na canção.

No disco, a banda formada por Bruno Azevedo (bateria), Rubens Guilhon (vocal e guitarra) e Leonardo Chaves se permitiu caminhar por novas sonoridades e abordagens, distanciando-se da psicodelia e se aproximando de ritmos brasileiros como samba, maracatu, bossa nova e nova MPB, sem deixar de lado o rock alternativo que moldou a identidade musical de cada integrante.

Além da formação clássica de voz, guitarra, baixo e bateria, os arranjos de sopro, cordas e percussão destacam-se na sonoridade geral de Afeto e Desapego: nos metais, o trio carioca Diogo Gomes, Marlon Sette e Jorge Continentino; no violino, o multi-instrumentista paraense Luiz Pardal e na percussão o percussionista soteropolitano Aquim Sacramento.

O álbum conta com produção da própria banda e mixagem e masterização por Nico Braganholo (Nico Studio-PR), exceto pela faixa “Egresso“, mixada por Gui Jesus Toledo (Estúdio Canoa-RJ) e masterizada por Kleber Chaar (Fabrika Studio-PA).

Luisa Toller

Foto por Rebeca Figueiredo

Dando continuidade a uma sequência de lançamentos, a cantora, compositora e multi-instrumentista Luisa Toller (Bolerinho/Meia Dúzia de 3 ou 4) apresenta o videoclipe de “E você, cadê?“. A faixa integra seu recém-lançado álbum de estreia Mulher Bomba.

A canção nasceu a partir de uma partitura que Jonatan Brasileiro enviou a Luisa durante a pandemia. A artista passava um tempo no interior e bem conectada à natureza, o que explica o uso de metáforas como o céu, a chuva e a mata.

Luisa fez o arranjo da canção buscando costurar voz e piano numa coisa só. Justamente por ser a única música do álbum em que está sozinha tocando e cantando, mostrando seu lado instrumentista, a artista escolheu a faixa para ganhar um clipe:

Acho muito importante mulheres instrumentistas estarem em evidência, também por isso fiz questão de chamar a Maria Cecília (bateria), Wanessa Dourado (violino), Júlia Tizumba (percussão) e Neila Kadhi (violão, bass synth e programação) para participarem das gravações do disco.

O vídeo brinca com uma luz mais aberta e alterna entre cenas de voz e de piano, assim como é a construção do arranjo musical. Segundo Luisa, “o grande desafio foi fazer um take em que tudo tivesse saído bom: o canto, o piano e o vídeo“.

Banda Tereza

Foto por JP Casalino

O trio niteroiense de indie pop Banda Tereza prepara o lançamento de seu novo EP, Santo Dia, e divulgou recentemente o primeiro single do trabalho. Intitulada “NANANA“, a novidade é uma música de DNA pop que brinca com a metalinguagem.

O refrão é o mesmo que o eu lírico sofre quando escuta. Para isso, Mateus Sanches (teclados, guitarras), que compôs e produziu a faixa junto com Nixon Silva, tentou achar timbres e efeitos que remetessem às sensações de lembranças e de passado que permeiam a narrativa.

Além de Sanches, a Banda Tereza conta com Vinicius Louzada (voz) e João Volpi (baixo). O grupo, que já foi contemplado com o Prêmio Multishow de melhor banda e tocou em festivais como Lollapalooza e Planeta Atlântida, retomou suas atividades em 2020 após dois anos fora da cena musical, e no ano seguinte lançou seu terceiro álbum, Animes, Kylie Jenner, Glocks & Remédios (2021).

Sair da versão mobile