Dave Smith, conhecido como "pai do MIDI", morre aos 72 anos de idade

Dave Smith, conhecido como "pai do MIDI", faleceu aos 72 anos de idade após contribuir com tecnologia amplamente usada na música. Saiba mais.

Dave Smith, conhecido como "pai do MIDI", morre aos 72 anos de idade
Reprodução / Instagram

Dave Smith, engenheiro de sintetizadores conhecido principalmente como “pai do MIDI”, faleceu aos 72 anos de idade.

A triste notícia foi compartilhada pela Sequential, empresa de sintetizadores fundada por Smith. Na conta do Instagram, a equipe escreveu:

Estamos com o coração partido, mas tenha um pequeno consolo em saber que ele estava na estrada fazendo o que mais amava na companhia de familiares, amigos e artistas.

Depois de ter se formado na UC Berkeley em ciência da computação e engenharia eletrônica, Smith fundou a Sequential em 1974 e, três anos depois, criou o Prophet 5, o primeiro instrumento musical baseado em microprocessador do mundo e também o primeiro sintetizador polifônico programável (via CoS).

Pai do MIDI

Já no início dos Anos 80, Dave Smith passou a desenvolver o “Musical Instrument Digital Interface”, também conhecido como MIDI. O projeto permitiu que músicos e produtores conseguissem conectar instrumentos de diferentes fabricantes, marcando uma invenção que se tornou essencial e que é usada com frequência até os dias atuais.

O Pai do MIDI vendeu a Sequential para a Yamaha em 1987 e, em 2002, lançou a Dave Smith Instruments. Em 2015, ele renomeou sua empresa para Sequential novamente após a Yamaha devolver o nome.

Os projetos desenvolvidos por Smith e suas contribuições para a indústria fonográfica foram diversas vezes elogiados. Dave foi induzido ao Hall da Fama da Mix Foundation TECnology pela especificação MIDI, e recebeu um Grammy Técnico (junto com Ikutaro Kakehashi) por contribuições para o desenvolvimento da tecnologia MIDI.

Homenagens a Dave Smith

Bandas e artistas como Hot Chip, Flying Lotus, Roger O’Donnell e até Justin Vernon, do Bon Iver, lamentaram a morte de Smith e celebram sua contribuição para a música.

Através do perfil do Twitter do Hot Chip, o integrante Felix Martin declarou:

Devastado ao saber da morte de Dave Smith, lendário engenheiro. Minha carreira na música não seria nada sem as coisas que ele projetou. Foi uma honra tê-lo conhecido. Um verdadeiro gênio e uma pessoa adorável que fará muita falta.

Confira outras homenagens abaixo.

https://twitter.com/blobtower/status/1532161242902716416?s=20&t=8I-hVs-b0MuGdUL1h3Bo4Q