Música

Kate Bush se junta a seleto grupo que escreveu, produziu e gravou um hit Top 10

Kate Bush faz história na Billboard Hot 100 ao escrever, produzir e gravar "Running Up That Hill", que entrou no Top 10 das paradas nesta semana.

Kate Bush
Foto via Wikimedia Commons

Kate Bush tem feito história com seu hit “Running Up That Hill” após o sucesso que a música alcançou por aparecer na nova temporada de Stranger Things.

Na última terça-feira (7), o single lançado em 1985 no disco Hounds of Love alcançou a 8ª posição na Billboard Hot 100 e ficou em primeiro lugar no Spotify Global, como te contamos aqui.

Publicidade
Publicidade

A posição obtida na Billboard fez com que Kate Bush se tornasse a primeira artista mulher daquela década que escreveu, produziu e cantou uma música própria a alcançar o Top 10 das paradas.

De acordo com a própria Billboard, “Hill” é a primeira música escrita, produzida e interpretada por um artista a chegar ao Top 10 do Hot 100 desde “KOD”, do rapper J. Cole, que estrou em 10º lugar (marcando sua única semana no Top 10) no dia 5 de Maio de 2018.

Kate Bush faz história na Billboard Hot 100

Nomes como Prince, Hozier, Pharrell Williams e Alicia Keys fazem parte do seleto grupo de artistas que alcançaram este aclamado feito na Billboard Hot 100.

O portal aponta que, antes de J. Cole, o último hit que também conquistou este feito foi “When Doves Cry”. A faixa escrita, produzida e executada exclusivamente por Prince retornou ao Top 10 do Hot 100 após sua morte em 2016, mas também tinha atingido a posição na época de seu lançamento, em 1984.

Antes do retorno do clássico de Prince, a música “Take Me to Church”, de Hozier, também entrou para o Top 10 em 2014 e levou o artista para o time de músicos que realizaram as três etapas em suas canções.

Por fim, a última mulher responsável pelo importante marco antes de Bush foi a cantora francesa Soko, com a música “We Might Be Dead by Tomorrow”. A canção chegou ao 9º lugar no Hot 100 também em 2014 principalmente por conta do vídeo viral “First Kiss”, que chegou à internet em 10 de março daquele ano, segundo a Billboard.

As outras artistas mulheres a conquistarem este feito foram Alicia Keys, Lauryn Hill e Debbie Gibson, respectivamente com as músicas “If I Ain’t Got You” (2004) e “Fallin” (2001); “Doo Wop (That Thing)” (1998); e “Foolish Beat” (1988) e “Lost in Your Eyes” (1989).

Sair da versão mobile