Por Martín Ramicone
Audiência linda do TMDQA!, como vocês estão? Hoje venho apresentar aquele que é, para mim, um dos melhores grupos argentinos de rock e pop, o Eruca Sativa.
Desde seu início em 2007, o grupo percorreu importantes cenários na Argentina, América Latina, chegou até a Espanha e no próximo dia 26 de Junho finalmente se apresentará no Brasil como parte do line-up do Festival de Rock Ibero Americano em Brasília.
Com sete discos lançados, La Carne (2008), Es (2010), Blanco (2012), Huellas Digitales (2014), Barro y Fauna (2016), EP Vivo (2018), Seremos Primavera (2019) e seu último lançamento da música “Día Mil” conseguiram marcar presença em grandes festivais compartilhando palcos com Guns N’ Roses, Foo Fighters, Aerosmith e conquistando indicações em várias ocasiões no Grammy Latino.
Conversamos com Lula Bertoldi, vocalista da banda, e você pode ler o papo logo após o vídeo.
Entrevista com Eruca Sativa
Martín: A banda está perto de fazer seu primeiro show no Brasil, o que preparam para nós e o que o público brasileiro pode esperar?
Lula Bertoldi: A verdade é que vamos com a expectativa de que aconteça o que tiver que acontecer. É a primeira vez que nos apresentamos perante um público que não fala nossa língua e é um desafio incerto. Não sabemos o que isso pode nos trazer, preparamos um show de todas as épocas com músicas do primeiro ao último álbum.
Martín: O que você sabe sobre o Brasil? Da sua música?
Lula Bertoldi: A música feita no Brasil é incrível, há uma bagagem cultural e uma preservação do local tão importante que merece todo o nosso respeito. A cultura da música brasileira não existe em outra parte do mundo, tem uma personalidade única e super rica. Espero que possamos alcançá-los com nossas músicas, a barreira do idioma só é superada pela linguagem universal da música.
Martín: Para quem não conhece Eruca, como definir o som e qual e a mensagem que querem passar com a música?
Lula Bertoldi: Somos um trio que faz músicas dentro de um espectro que vai desde canções cheias de riff e poderosas até músicas com acústica, programação e voz. Gostamos de colocar as músicas em primeiro lugar e depois os arranjos musicais.
Playlist TMDQA! Alternativo
https://open.spotify.com/playlist/0DQ6KO6CGVzvEMof0W4hOn?si=6a90de921a954c6f
Você pode ouvir a pedrada “Fuera o Más Allá” na playlist TMDQA! Alternativo, tanto na Deezer quanto no Spotify.