Artistas brasileiros se manifestaram durante seus shows neste final de semana sobre a morte do indigenista pernambucano Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips.
A dupla, que estava desaparecida desde o último dia 5 de Junho no Vale do Javari, no estado do Amazonas, foi encontrada sem vida na última quarta-feira (15) e seus restos mortais foram levados para o Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, onde foi confirmada a identificação dos corpos.
O caso tem provocado manifestações ao redor no mundo e alguns artistas como Caetano Veloso, Emicida e Andreas Kisser mostraram sua indignação contra os assassinatos durante seus shows mais recentes.
Artistas pedem justiça para Bruno Pereira e Dom Phillips
Caetano Veloso, por exemplo, se apresentou para quatro mil pessoas em Brasília no último sábado (18) e segurou uma bandeira com os rostos de Bruno e Dom depois de cantar “Não Vou Deixar”.
O público reagiu com fortes aplausos e gritos de “Fora Bolsonaro” e, em seguida, Caetano questionou:
Por que pararam as investigações?
Mostrando o alcance internacional das manifestações, o Sepultura também falou sobre o tema quando tocou no último sábado como uma das atrações do festival Hellfest, que está sendo realizado em Clisson, na França.
Durante sua apresentação, o guitarrista Andreas Kisser fez um discurso mencionando as mortes do indigenista e do jornalista antes de tocar “Guardians of Earth”, faixa que reflete sobre a conscientização ambiental. O músico disse:
Quero dedicar a próxima canção do Sepultura a dois caras que estavam desaparecidos na Floresta Amazônica e infelizmente foram mortos na Floresta Amazônica: o indigenista brasileiro Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips. Justiça para eles, é tudo o que pedimos: justiça. Essa música é para eles.
Emicida se pronuncia sobre Bruno Pereira e Dom Phillips
Quem também se manifestou sobre os assassinatos foi Emicida. O rapper, que lotou a Concha Acústica de Salvador no último domingo (19), pediu justiça por Pereira e Phillips e ainda falou sobre as eleições de Outubro.
Durante a performance de sua poderosa música “Paisagem”, ele declarou:
Justiça para Bruno Pereira e Dom Phillips. Isso não pode ser normal, nem fodendo. Esse lugar precisa se transformar num país urgentemente, mano. Urgentemente. Eu conto com vocês em Outubro.
O show na capital baiana também presenciou um coro contra o presidente Jair Bolsonaro e gritos em apoio ao ex-presidente e atual candidato Luiz Inácio Lula da Silva.
Confira as manifestações de Caetano Veloso e Emicida nos vídeos abaixo e a de Andreas Kisser a partir de 25 minutos e 25 segundos no player seguinte.
LEIA TAMBÉM: Há 3 meses, Dom Phillips criava playlist com John Lennon, Emicida, Luedji Luna e mais
Ver essa foto no Instagram
“Esse lugar precisa se transformar num país urgentemente. Eu conto com vocês em Outubro”. Emicida pede justiça para Bruno Pereira e Dom Phillips durante show em Salvador! pic.twitter.com/2TBGJTX4mo
— Lara Teixeira (@larateixeiraa1) June 20, 2022
https://youtu.be/Ej3atHN7RGc