Projeto da gravadora Mobile Fidelity Sound Lab, uma fábrica de discos de vinil com produção “premium” será inaugurada em 2023 em Oxnard, na Califórnia.
De acordo com a Billboard (via Pitchfork), a iniciativa é uma parceria com a empresa Music Direct, a MoFi e os engenheiros de vinil Rick e Edward Hashimoto.
Com oito prensas feitas pela Nashville Pressing Machines, o grupo, inicialmente, produzirá 2 milhões de unidades ao ano com foco total na “qualidade— e não na quantidade,” segundo comunicado de imprensa.
Demanda por discos de vinil
A fábrica surge justamente em um momento em que gravadoras enfrentam pressão por lançamentos em vinil, já que o modelo tem voltado à moda e parece ter chegado para ficar. Ainda assim, não há, por enquanto, informações sobre quais grandes empresas poderão ter conexões com esse projeto.
No entanto, segundo a Billboard, o que se sabe é que o aumento da capacidade de produção permitirá que a MoFi “lance discos que não são apenas clássicos do Rock e Jazz”.
No início do ano, aliás, Jack White, cuja gravadora Third Man Records também está envolvida com a prensa de discos de vinil, divulgou um vídeo direcionado às grandes gravadoras pedindo para que elas abram suas próprias fábricas para “acomodar a insana demanda crescente de produtos em vinil”.
Será que vai aliviar o problema agora?
LEIA TAMBÉM: Álbum de estreia de Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo ganha edição em vinil