Compositor de trilhas sonoras para clássicos como as franquias Jurassic Park, Star Wars e Harry Potter, John Williams pode estar perto de se aposentar.
Em entrevista à Associated Press (via NME), a lenda dos temas musicais cinematográficos, hoje com 90 anos, revelou que talvez se retire de cena depois de finalizar a trilha de Indiana Jones 5, longa que tem previsão de estreia para 29 de Junho de 2023.
Na conversa, Williams mencionou que Harrison Ford está se despedindo do famoso personagem e sugeriu que deve tomar o mesmo caminho:
No momento, estou trabalhando em ‘Indiana Jones 5’. Harrison — que é bem mais jovem que eu — anunciou que este seria o seu último filme, então pensei, ‘Se ele pode fazer, talvez eu possa também’. Hoje em dia, dedicar seis meses da minha vida a um filme é um comprometimento longo.
John também falou sobre como imagina o mercado no futuro:
Eu adoraria estar por aí nos próximos 100 anos para ver o que as pessoas estão fazendo nos filmes, no som e efeitos visuais. Tem um futuro tremendo, eu acredito. Eu posso sentir que existem grandes possibilidades e um grande futuro na atmosfera de toda a experiência. Eu adoraria retornar para ver e ouvir tudo.
A gente lamenta essa possível aposentadoria!
John Williams
Apesar de sugerir sua aposentadoria do cinema, Williams ainda estará envolvido com a música, pois ele tem trabalhado em um concerto de piano para Emanuel Ax.
No mês passado, aliás, John lançou o álbum A Gathering of Friends em parceria com a Orquestra Filarmônica de Nova York e o violoncelista Yo-Yo Ma. O trabalho apresenta versões reimaginadas das trilhas de A Lista de Schindler (1993), Lincoln (2012) e Munique (2005).
Recentemente, Williams assinou o tema principal da série Obi-Wan Kenobi, do Disney+, que teve seu último episódio disponibilizado nesta semana. Na carreira, John Williams venceu cinco Oscars, incluindo pelo já citado A Lista de Schindler.
As outras vitórias na maior premiação de cinema do mundo aconteceram por Um Violinista no Telhado (1971), Tubarão (1975), Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977) e E.T. o Extraterrestre (1982).
LEIA TAMBÉM: Ryuichi Sakamoto, lendário compositor de trilhas de cinema, está com câncer avançado