Música

John Williams, lendário compositor de Star Wars, Harry Potter e mais, anuncia plano de aposentadoria

Compositor de franquias famosas como "Indiana Jones", "Star Wars", "Harry Potter" e "Jurassic Park", John Williams deve se aposentar do cinema em 2023.

John Williams
Foto: Wikimedia Commons

Compositor de trilhas sonoras para clássicos como as franquias Jurassic Park, Star Wars e Harry Potter, John Williams pode estar perto de se aposentar.

Em entrevista à Associated Press (via NME), a lenda dos temas musicais cinematográficos, hoje com 90 anos, revelou que talvez se retire de cena depois de finalizar a trilha de Indiana Jones 5, longa que tem previsão de estreia para 29 de Junho de 2023.

Publicidade
Publicidade

Na conversa, Williams mencionou que Harrison Ford está se despedindo do famoso personagem e sugeriu que deve tomar o mesmo caminho:

No momento, estou trabalhando em ‘Indiana Jones 5’. Harrison — que é bem mais jovem que eu — anunciou que este seria o seu último filme, então pensei, ‘Se ele pode fazer, talvez eu possa também’. Hoje em dia, dedicar seis meses da minha vida a um filme é um comprometimento longo.

John também falou sobre como imagina o mercado no futuro:

Eu adoraria estar por aí nos próximos 100 anos para ver o que as pessoas estão fazendo nos filmes, no som e efeitos visuais. Tem um futuro tremendo, eu acredito. Eu posso sentir que existem grandes possibilidades e um grande futuro na atmosfera de toda a experiência. Eu adoraria retornar para ver e ouvir tudo.

A gente lamenta essa possível aposentadoria!

John Williams

Apesar de sugerir sua aposentadoria do cinema, Williams ainda estará envolvido com a música, pois ele tem trabalhado em um concerto de piano para Emanuel Ax.

No mês passado, aliás, John lançou o álbum A Gathering of Friends em parceria com a Orquestra Filarmônica de Nova York e o violoncelista Yo-Yo Ma. O trabalho apresenta versões reimaginadas das trilhas de A Lista de Schindler (1993), Lincoln (2012) e Munique (2005).

Recentemente, Williams assinou o tema principal da série Obi-Wan Kenobi, do Disney+, que teve seu último episódio disponibilizado nesta semana. Na carreira, John Williams venceu cinco Oscars, incluindo pelo já citado A Lista de Schindler.

As outras vitórias na maior premiação de cinema do mundo aconteceram por Um Violinista no Telhado (1971), Tubarão (1975), Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977) e E.T. o Extraterrestre (1982).

LEIA TAMBÉM: Ryuichi Sakamoto, lendário compositor de trilhas de cinema, está com câncer avançado

Sair da versão mobile