Hayley Williams faz duras críticas aos EUA após decisão sobre aborto: "cansada"

Hayley Williams, vocalista do Paramore, se disse "com raiva e cansada" ao falar sobre decisão da Suprema Corte dos EUA sobre aborto legal no país.

Hayley Williams, vocalista do Paramore
Foto de Hayley Williams via Shutterstock

Hayley Williams foi uma das artistas que se manifestou mais duramente a respeito da decisão da Suprema Corte dos EUA sobre o aborto ontem (24).

Como a gente falou por aqui, um julgamento histórico dos Anos 70, no caso Roe v. Wade, garantiu direitos constitucionais e federais para que todas as cidadãs dos Estados Unidos pudessem realizar o procedimento.

Agora, após uma votação de 6×3 em uma Suprema Corte de maioria conservadora, essa decisão foi revisada e o país não permite mais o aborto legal, deixando a responsabilidade da decisão para cada um dos 50 estados norte-americanos.

Opinião de Hayley Williams sobre Aborto

Na prática, pelo menos metade dos estados tornarão o aborto ilegal, já que há projetos de lei nesse sentido e agora, sem a anuência federal, eles podem decidir como quiserem.

Ao falar sobre isso, a vocalista do Paramore fez um raro post nas redes sociais onde colocou não apenas sua opinião, mas também sua alma em texto, como você pode ver logo abaixo:

Ainda parece impossível entender que vivemos em um país tão dividido em questões básicas de direitos humanos, principalmente cuidado com a saúde e os direitos reprodutivos das mulheres.

Se a história recente mostra um padrão – e ela mostra – você teria que imaginar que quando essas crianças forem trazidas à força nesse mundo, esse país não irá cuidar delas mas sim irá ensiná-las a correr para se proteger. Que porra estamos fazendo?

Estou com raiva e cansada. Não sou a única.

Não posto mais coisas no Instagram mas o baixei para dizer algo porque seria estranho fazer minha equipe postar a minha raiva por mim.

Sei que há líderes de organizações, ativistas e cidadãos desse país fazendo trabalhos incríveis para trazer qualquer traço de progresso.

Mantendo a esperança viva.

Obrigado a todos que estão lutando pelos direitos das mulheres diariamente e de formas que eu nunca nem irei saber.

Hoje NÃO é o fim.

Pearl Jam critica decisão da Corte dos EUA

Quem também se manifestou a respeito foi a banda Pearl Jam.

Em suas redes sociais, o grupo de Seattle compartilhou um vídeo do vocalista Eddie Vedder falando sobre direitos reprodutivos e aborto em um show, além de ter complementado a postagem com uma declaração sobre “nunca desistir”.

Você pode ver tudo isso clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: artistas se manifestam sobre a decisão dos EUA que invalida abortos legais no país