Música

"Queremos atiçar a memória afetiva dos brasileiros": no podcast FofoCoffee, Francesca Altério fala sobre primeira edição do Festival Turá

Diretora de festivais da Time For Fun foi recebida no FofoCoffee, podcast sobre bastidores do mercado musical, para falar sobre o Festival Turá.

Francesca Altério
Foto por Tinko Czetwertynski/Divulgação

Realizado no início deste mês no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a primeira edição do Festival Turá celebrou a diversidade da música brasileira. Como o nome do evento sugere, a ideia era “misturar” gerações e estilos.

Os shows foram de Emicida a Paulinho da Viola, de Xamã a Alceu Valença, de Duda Beat a Mart’nália, passando por Nando Reis, Baiana System, Marina Sena e mais.

Em participação no FofoCoffee, podcast sobre o mercado e bastidores da indústria musical, a diretora de festivais da Time For Fun explicou a montagem do line-up.

Francesca Altério considera que, devido à retomada de shows depois do isolamento social e ao cenário político, vivemos um momento de valorização da cultura nacional:

É difícil fazer uma mistura dar certo. O maior desafio é trazer artistas de estilos tão diferentes e chegar em um resultado coeso, que faça sentido e crie uma experiência final ao público. Queremos celebrar a memória afetiva dos brasileros, não apenas na música mas também com a comida, a bebida e a arte.

No papo com o apresentador Bruno Martins, Francesca Altério lembrou que o cenário econômico mundial também favorece o fortalecimento das cenas locais e nacionais.

Eventos são negócios de alto risco, ainda mais com a alta do dólar. Isso também acaba fazendo com que festivais e promotores queiram fazer mais eventos nacionais.

O podcast está disponível em todos os aplicativos, e você pode dar play no episódio com Francesca Altério logo abaixo.

Podcast FofoCoffee aborda bastidores do mercado musical

Com quatro episódios disponíveis até aqui, o FofoCoffee já ouviu Priscila Metzker, fundadora da Feat Music, sobre as novas possibilidades para artistas se conectarem com marcas, e Nando Machado, da ForMusic, sobre a atuação das gravadoras hoje em dia.

O convidado do programa de estreia foi o editor-chefe do Tenho Mais Discos Que Amigos!, Tony Aiex, que discutiu a importância da presença de artistas nas redes sociais, além do estudo de marketing digital e outras etapas do mercado.