Dia do Rock: por que celebramos essa data em 13 de Julho?

Entenda os motivos e veja explicação sobre por que hoje, dia 13 de Julho, comemoramos o Dia do Rock And Roll aqui no Brasil.

Músico, Guitarra, Rock
Foto via Wikimedia Commons

Chegamos ao dia 13 de Julho e, como é de costume, está todo mundo falando sobre o tal Dia Mundial do Rock.

Mas você sabe por que hoje é o Dia do Rock?

A data remete ao dia 13 de Julho de 1985, quando Bob Geldof idealizou um festival chamado Live Aid, que aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia, além de ser transmitido para o mundo todo e atingir uma audiência de quase 2 bilhões de pessoas.

Contando com a participação de artistas como Elvis Costello, Sting, U2, Queen, Dire Straits, The Who, Black Sabbath, Judas Priest, Santana, The Beach Boys, Tom Petty, Neil Young, Mick Jagger, Bob Dylan e até uma reunião do Led Zeppelin, o evento foi criado para arrecadar fundos que seriam utilizados para combater a fome na África.

Queen e Bohemian Rhapsody

Há algum tempo o festival voltou à tona por ter um papel importante no filme Bohemian Rhapsody, sucesso gigantesco dos cinemas que contou a história do Queen e de Freddie Mercury.

Dia do Rock e Podcast

13 de Julho ficou conhecido como “O dia em que a música mudou o mundo”, além de também receber a importante honra de ser declarado o Dia do Rock.

Comemore, ouça seu disco preferido bem alto, saia com a camiseta da sua banda favorita e ensaie com a sua banda, mas não esqueça: todo dia é dia de Rock, e se a ideia é que o gênero volte a ter protagonismo, corra atrás para fazer acontecer!

Nós falamos sobre isso e demos a nossa opinião sobre o Rock estar vivo ou não em um episódio especial de Podcast que você pode ouvir aqui em sua plataforma favorita ou logo abaixo no player do Spotify.