Em setembro, os fãs de Dead Kennedys poderão conferir uma edição pra lá de especial de 40 anos do álbum de estreia Fresh Fruit for Rotting Vegetables e, como já adiantamos por aqui, a versão terá inclusive a participação de Dave Grohl e Billie Joe Armstrong.
No entanto, mesmo com o trabalho ainda longe das mãos do público, o vocalista da formação original do grupo, Jello Biafra, teceu alguns comentários nada positivos sobre a iniciativa.
Após ser questionado diversas vezes sobre a nova mixagem do trabalho, o músico enfim compartilhou sua opinião e a realidade é que não é nada surpreendente (via Brooklyn Vegan):
“Não foi ‘supervisionado pela banda’, como afirma o comunicado de imprensa. Fui deliberadamente bloqueado. Nenhuma pessoa da banda ou das gravadoras me procurou. Nem Chris Lord-Alge, que fez o remix. Acho que ele não se importou ou valorizou qualquer coisa que eu trouxesse para o banda. Sem mim essas músicas não existiriam.
O relançamento do disco traz justamente a mixagem de Chris Lord-Alge, engenheiro de som e produtor musical que já ganhou cinco Grammys durante toda a carreira, reconhecido por seu trabalho na pós-produção de discos como American Idiot e 21st Century Breakdown do Green Day e All Things New, de Steven Curtis Chapman.
Jello Biafra chama relançamento do Dead Kennedys de “fraco”
Contradizendo o material promocional da nova versão, Jello declarou que a nova mixagem, descrita como uma “adição sem perder a energia original”, não “[é assim] para meus ouvidos!”.
O músico ainda acrescenta:
Claro, o som é um pouco mais cheio, um pouco mais quente, com um pouco mais de baixo. Mas a presença e a força, tão cruciais para o punk completo que é um soco na cara, soam como se tivessem sido diminuídas e suavizadas, até mesmo abafadas.
Isso soa fraco para mim, me desculpe.
O frontman original ainda criticou a contratação do novo produtor, alegando que a banda teria “gastado pelo menos três vezes mais dinheiro do que custou para fazer o álbum original”. Complicado!
Fresh Fruit for Rotting Vegetables 2022 MIX chega às plataformas no dia 30 de setembro de 2022.