Um show de Nando Reis se tornou notícia recentemente após a plateia reagir a uma manifestação política do cantor.
Ele se apresentava no festival Prime Rock, em Belo Horizonte, e depois de receber a rapper indígena Anarandá MC para uma participação, Nando mandou um sonoro “Fora Bolsonaro”.
O público se dividiu entre aplausos e vaias ao posicionamento do cantor. Ele, então, diz que “quem tá vaiando não tá sacando nada” e que “tá todo mundo louco”.
Acontece que um dos vídeos desse momento que mais circula nas redes sociais teve o áudio adulterado para parecer que o público respondia com coro de “mito”, em defesa de Jair Bolsonaro.
Em uma das publicações, uma internauta escreveu:
Nando Reis (eu até gostava) tentou lacrar num show em Minas Gerais e se deu mal. Parabéns mineiros! Aqui temos cérebro. Quem não está ‘sacando nada’ é o músico que vive na bolha da desinformação.
Nos últimos dias, entretanto, a agência de notícias AFP e o site Boatos.org comprovaram que o vídeo adulterado, que pode ser visto neste link, é falso.
Vídeo de Nando Reis foi adulterado por bolsonaristas
Em várias notícias publicadas por jornais tradicionais sobre o caso, o coro de “mito” não existe. Também há o arquivo da transmissão ao vivo do show no canal do Prime Rock no YouTube, sem a defesa ao presidente (confira abaixo ou clicando aqui, aos 37:30).
O próprio Mario Frias, ex-secretário de Cultura e aliado de Bolsonaro, compartilhou um vídeo do momento em que o áudio não foi adulterado.
Que fase, hein?