Artistas brasileiros de peso se uniram em um vídeo divulgado nesta quarta-feira (10) para a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros pela Democracia”.
A iniciativa contou com nomes como Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Chico Buarque, Anitta, Milton Nascimento, Marisa Monte, Maria Bethânia, Linn da Quebrada, Wagner Moura, Dira Paes, Juliette, Duda Beat, Djavan e muitos outros. Você pode conferir a lista completa ao final da matéria.
O manifesto foi organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e já se aproxima de 900 mil assinaturas. A carta foi lida em um ato organizado por juristas e movimentos sociais na própria Universidade São Francisco, no Centro de SP, nesta quinta-feira (11).
Após ataques do presidente Jair Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro, a carta foi lançada com um texto que defende o Estado Democrático de Direito, o sistema de votação e o resultado das eleições de Outubro.
Ataque à carta em defesa da democracia
Segundo o procurador-geral do Ministério Público de Contas de São Paulo, Thiago Pinheiro Lima, um dos organizadores da iniciativa, a carta em defesa da democracia recebeu quase 20 mil tentativas de fraude desde que foi divulgada.
Nesta semana, de acordo com Lima, um hacker tentou derrubar o site com um robô que provocava 8 milhões de acessos simultâneos no site “Estado de Direito”.
A equipe por trás da carta afirma que o hacker foi localizado com um IP (registro do computador) da Rússia, mas possivelmente esta origem é usada para esconder a identidade real do responsável.
O documento já foi assinado por oito candidatos à Presidência, ex-presidentes, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, além de banqueiros, atletas e inúmeros artistas. Os nomes podem ser conferidos pelo sistema de busca da página. Você pode acessá-la e assiná-la por aqui.
Jair Bolsonaro decidiu não assinar carta pela democracia
Na última segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro disse durante um evento em São Paulo que não ia assinar o documento e criticou o manifesto.
Confira abaixo o vídeo da leitura da carta e em seguida a lista de artistas que participaram da leitura e aderiram ao manifesto.
Vamos celebrar a Democracia! Assine a carta às brasileiras e aos brasileiros em Defesa ao Estado Democrático de Direito!#CartaPelaDemocracia #EstadoDeDireitoSempre
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) August 10, 2022
- Fernanda Montenegro
- Marisa Monte
- Anitta
- Antonio Pitanga
- Paulo Betti
- Camila Pitanga
- Luísa Sonza
- Bruno Mazzeo
- Juliette
- Linn da Quebrada
- Duda Beat
- Seu Jorge
- Marcos Palmeira
- Christiane Torloni
- Fábio Assunção
- Lázaro Ramos
- Alinne Moraes
- Milton Nascimento
- Alice Wegmann
- Djavan
- Dan Ferreira
- Rogério Flausino
- Paula Lima
- Daniela Mercury
- Enrique Díaz
- Dira Paes
- Ícaro Silva
- Txai Suruí
- José de Abreu
- Caetano Veloso
- Cláudia Abreu
- Maria Ribeiro
- Maria Gadu
- Nando Reis
- Ernesto Piccolo
- Wagner Moura
- Manu Gavassi
- Bk
- Gal Costa
- Antônio Fagundes
- Chico Buarque
- Maria Bethânia