Anitta, Caetano Veloso, Milton Nascimento e mais artistas realizam leitura de carta em defesa da democracia

Artistas de peso como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Anitta e muitos outros se unem em leitura de carta em defesa da democracia. Veja!

Mais de 40 artistas realizam a leitura de carta em defesa da democracia
Reprodução / YouTube

Artistas brasileiros de peso se uniram em um vídeo divulgado nesta quarta-feira (10) para a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros pela Democracia”.

A iniciativa contou com nomes como Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Chico Buarque, Anitta, Milton Nascimento, Marisa Monte, Maria Bethânia, Linn da Quebrada, Wagner Moura, Dira Paes, Juliette, Duda Beat, Djavan e muitos outros. Você pode conferir a lista completa ao final da matéria.

Publicidade
Publicidade

O manifesto foi organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e já se aproxima de 900 mil assinaturas. A carta foi lida em um ato organizado por juristas e movimentos sociais na própria Universidade São Francisco, no Centro de SP, nesta quinta-feira (11).

Após ataques do presidente Jair Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro, a carta foi lançada com um texto que defende o Estado Democrático de Direito, o sistema de votação e o resultado das eleições de Outubro.

Ataque à carta em defesa da democracia

Segundo o procurador-geral do Ministério Público de Contas de São Paulo, Thiago Pinheiro Lima, um dos organizadores da iniciativa, a carta em defesa da democracia recebeu quase 20 mil tentativas de fraude desde que foi divulgada.

Nesta semana, de acordo com Lima, um hacker tentou derrubar o site com um robô que provocava 8 milhões de acessos simultâneos no site “Estado de Direito”.

A equipe por trás da carta afirma que o hacker foi localizado com um IP (registro do computador) da Rússia, mas possivelmente esta origem é usada para esconder a identidade real do responsável.

O documento já foi assinado por oito candidatos à Presidência, ex-presidentes, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, além de banqueiros, atletas e inúmeros artistas. Os nomes podem ser conferidos pelo sistema de busca da página. Você pode acessá-la e assiná-la por aqui.

Jair Bolsonaro decidiu não assinar carta pela democracia

Na última segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro disse durante um evento em São Paulo que não ia assinar o documento e criticou o manifesto.

Confira abaixo o vídeo da leitura da carta e em seguida a lista de artistas que participaram da leitura e aderiram ao manifesto.

  1. Fernanda Montenegro
  2. Marisa Monte
  3. Anitta
  4. Antonio Pitanga
  5. Paulo Betti
  6. Camila Pitanga
  7. Luísa Sonza
  8. Bruno Mazzeo
  9. Juliette
  10. Linn da Quebrada
  11. Duda Beat
  12. Seu Jorge
  13. Marcos Palmeira
  14. Christiane Torloni
  15. Fábio Assunção
  16. Lázaro Ramos
  17. Alinne Moraes
  18. Milton Nascimento
  19. Alice Wegmann
  20. Djavan
  21. Dan Ferreira
  22. Rogério Flausino
  23. Paula Lima
  24. Daniela Mercury
  25. Enrique Díaz
  26. Dira Paes
  27. Ícaro Silva
  28. Txai Suruí
  29. José de Abreu
  30. Caetano Veloso
  31. Cláudia Abreu
  32. Maria Ribeiro
  33. Maria Gadu
  34. Nando Reis
  35. Ernesto Piccolo
  36. Wagner Moura
  37. Manu Gavassi
  38. Bk
  39. Gal Costa
  40. Antônio Fagundes
  41. Chico Buarque
  42. Maria Bethânia
Sair da versão mobile