A falta de representatividade preta no elenco de Friends é um assunto que vem sendo discutido há algum tempo.
Apesar da sitcom ter sido exibida na TV em uma época em que não se falava tanto sobre diversidade, hoje em dia é recorrente o debate acerca da ausência de atores negros na série.
Lisa Kudrow, que interpretou a personagem Phoebe Buffay, se manifestou em entrevista ao The Daily Beast e defendeu os criadores de Friends, David Crane e Marta Kauffman.
A atriz entrou no mérito quando foi perguntada sobre a doação de US$4 milhões (mais de R$20 milhões) feita por Marta à Brandeis University para financiar estudos sobre a África e a Diáspora Africana.
Para justificar o depósito, Kauffman revelou que esta seria uma forma para compensar a falta de diversidade em Friends. Segundo Lisa, a escritora escreveu sobre o que ela conhecia e não tinha obrigação de buscar algo além do que era experimentado por Marta em sua própria pele (via BuzzFeed):
Acho que foi uma série criada por duas pessoas que estudaram em Brandeis e escreveram sobre suas vidas após a universidade. E para programas de TV especialmente, quando é algo focado em personagens, você escreve sobre o que você sabe. Eles não tinham a menor condição de escrever sobre as experiências de pessoas não-brancas. Acho que, naquela época, o grande problema que eu via era: ‘onde está o aprendizado?’.
Faz sentido?
Marta Kauffman depois de Friends
Ao Los Angeles Times, a roteirista afirmou querer dar mais oportunidades a profissionais que não sejam brancos. Marta — que recentemente também se retratou em polêmica sobre transfobia — acredita que sua busca pessoal pela diversidade fará diferença:
Quero fazer questão, de agora em diante, de que toda produção que eu fizer parte esteja consciente de contratar não-brancos e procurar jovens roteiristas não-brancos. Quero saber que vou agir de maneira diferente de agora em diante. E aí sim vou me sentir melhor comigo mesma.
Reconhecer nossas falhas é sempre válido!
LEIA TAMBÉM: “Friends” pode ter sido uma cópia de seriado com atores negros; entenda