Roots, disco seminal do Sepultura, completou 25 anos de lançamento no ano passado, mas foi no último domingo (7) que Max e Iggor Cavalera desembarcaram em São Paulo para celebrar a data.
Os irmãos que fundaram a banda em 1984 estão no Brasil com a turnê Return to Roots, onde tocam o álbum lançado em 1996 na íntegra. O giro de shows já passou também por Costa Rica, Colômbia, Peru e Chile e, no Brasil, por Brasília, Curitiba, Rio De Janeiro e Ribeirão Preto.
Roots foi o último disco da banda com Max nos vocais, e o sexto da discografia. Além de marcar uma virada de chave para o grupo e encerrar um ciclo, o álbum também consolidou o Sepultura e seu heavy metal fortemente brasileiro na história do gênero no mundo inteiro. O trabalho conta com a colaboração de Carlinhos Brown e dá destaque à percussão, além de abordar a marginalização da cultura indígena no Brasil.
Foi justamente com esse mote que os irmãos Cavalera subiram ao palco da Audio, e levaram a sério a volta às raízes que a turnê promete. Além do tom mais político — Iggor ostentou uma bandeira antifascista ao lado de sua bateria —, a apresentação ainda contou com a presença do cacique Cipassé Xavante, da tribo Xavante.
Foi ele quem intermediou a relação do grupos com a tribo em 1995, durante as gravações e a imersão dos músicos na temática de Roots. No palco, Cipassé fez um discurso citando respeito ao próximo e à “nossa casa”, se referindo ao meio ambiente. O momento foi seguido por gritos de “Ei, Bolsonaro, vai tomar no cu!”, celebrados pelo vocalista.
Continua após a foto
Vale citar que a noite teve dois shows de abertura grandiosos, com a banda de deathcore Sinaya e os mestres do death metal Krisiun, ambas ovacionadas pela plateia.
Após tocar o disco aniversariante na íntegra, os irmãos Cavalera — acompanhados em formação pelo guitarrista Dino Cazares (Fear Factory) e pelo baixista Mike Leon (Soulfly) — ainda chamaram Iccaro Cavalera, filho de Iggor, e Alex Camargo, baixista e vocalista do Krisiun, para uma versão pesadíssima de “Troops of Doom”, faixa dos primórdios do Sepultura. O time ainda tocou “La Migra”, música do Brujeria, banda que Dino formou no final dos anos 80.
Confira fotos da noite e o setlist completo logo abaixo! Vida longa, Roots!
Return to Roots com Max e Iggor Cavalera em SP
Setlist
- Roots Bloody Roots
- Attitude
- Cut-Throat
- Ratamahatta
- Breed Apart
- Straighthate
- Spit
- Dusted
- Lookaway (com trechos de “Territory” e “War Pigs”)
- Itsári
- Ambush
- Dictatorshit
Bis: - Troops of Doom (com trechos de “Raining Blood” e “Territory”)
- La Migra (Brujeria cover)
- Refuse/Resist
- Orgasmatron (Motörhead cover)
- Polícia (Titãs cover)
- Roots Bloody Roots (versão rápida)