Emo, Emo, Emo, Emo: sempre que se fala a respeito do Fall Out Boy, as pessoas associam, justamente, o grupo de Chicago ao movimento.
Acontece que o quarteto que também bebeu nas fontes do Pop Punk e foi catapultado ao mundo com o excelente From Under The Cork Tree (2005) mudou bastante a sua sonoridade e nos últimos anos lançou discos muito mais voltados à Música Pop do que ao Rock, inclusive.
Por conta disso, diversos shows da banda soavam estranhos para os fãs, já que as plateias ficavam divididas entre fases e arranjos que oscilavam entre momentos mais orgânicos e parecidos com as raízes no Punk Rock e outros que aproximavam o FOB de nomes como Madonna, por exemplo.
Como foi o show do Fall Out Boy no Rock In Rio?
"WHERE IS YOUR BOY TONIGHT? I HOPE HE IS A GENTLEMAN"
Direto pro primeiro disco do Fall Out Boy, "Take This To Your Grave", láááááá de 2003, quando a gente era feliz e sim, sabia!#RockInRio #TMDQAnoRockInRiopic.twitter.com/cG67XZteWu
— Tenho Mais Discos Que Amigos! 🎶 (@tmdqa) September 10, 2022
Aparentemente o grupo liderado pelo vocalista e guitarrista Patrick Stump e pelo baixista Pete Wentz finalmente encontrou um balanço perfeito entre esses momentos todos na carreira e o setlist do show no Palco Mundo do Rock In Rio foi prova disso.
Ao todo, a banda apresentou 18 canções e elas foram divididas entre American Beauty/American Psycho (5), From Under the Cork Tree (3), Infinity on High (3), Save Rock and Roll (3), Take This to Your Grave (2), Folie à Deux (1) e M A N I A (1).
O grande ponto é que não apenas os discos foram divididos de forma democrática, como houve uma linearidade sonora entre as canções: com um meio termo preciso, mesmo as canções mais Pop ganharam arranjos muito mais voltados ao início da carreira do Fall Out Boy do que aos últimos anos, e isso deu uma coesão que há muito tempo não se via nas performances do grupo.
Não faltaram hits como “Sugar, We’re Going Down”, “Dance, Dance”, “I Don’t Care”, “This Ain’t A Scene, It’s An Arms Race”, “The Phoenix” e mais.
Continua após o vídeo
Make Brazil Emo Again: direto pra 2005 com esse verdadeiro clássico do disco "From Under The Cork Tree"! 🖤#TMDQAnoRockInRio #FallOutBoyNoMultishowpic.twitter.com/66Ni6uwGY3
— Tenho Mais Discos Que Amigos! 🎶 (@tmdqa) September 10, 2022
Nos momentos mais “diva”, Patrick foi ao piano como em “The Last Of The Real Ones” e se apresentou com o instrumento pegando fogo, mas tudo se conectou muito bem à proposta do show.
O fã “raiz” ficou feliz, já que os três primeiros discos da banda foram celebrados e até mesmo o de estreia, Take This To Your Grave (2003), teve papel importante com as pegajosas “Grand Theft Autumn/Where Is Your Boy” e o final enérgico com “Saturday”, que encerrou o set e teve Pete Wentz indo berrar na galera.
O Fall Out Boy é uma daquelas bandas de grandes nichos: quem está por dentro da cena os reconhece como gigantes, mas quem é “fã de Rock” costuma desdenhar.
Hoje, até esses se empolgaram com os caras.
Setlist
- The Phoenix
- Sugar, We’re Goin Down
- Irresistible
- Uma Thurman
- Hum Hallelujah
- Grand Theft Autumn/Where Is Your Boy
- American Beauty/American Psycho
- Save Rock and Roll
- The Last of the Real Ones
- Dance, Dance
- A Little Less Sixteen Candles, a Little More “Touch Me”
- This Ain’t a Scene, It’s an Arms Race
- Immortals
- My Songs Know What You Did in the Dark (Light Em Up)
- I Don’t Care
- Thnks fr th Mmrs
- Centuries
- Saturday
O HOMI SIMPLESMENTE NO MEIO DA PLATEIA 🗣️🗣️🗣️#FallOutBoyNoMultishow #RockinRioNoMultishow pic.twitter.com/Y8O8Yl0BYH
— Multishow (@multishow) September 10, 2022