A talentosíssima Taylor Swift foi homenageada com o prémio de Compositora/Artista da Década pela Associação Internacional de Compositores de Nashville (NSAI).
Durante a cerimônia da premiação que aconteceu na noite desta terça-feira (20), no Ryman Auditorium, a cantora fez um longo discurso explicando alguns detalhes sobre seu processo de composição, que ela descreveu como “bobo”.
Ela também falou sobre a regravação de seus primeiros discos de estúdio, sobre a versão estendida de “All Too Well” que apareceu em Red (Taylor’s Version) no ano passado e citou outros assuntos.
Taylor Swift revela segredos de suas composições
Em um trecho inicial do seu discurso transcrito pela Pitchfork, Taylor declarou:
Aprendi, por estar na indústria do entretenimento por um longo período de tempo, que esse negócio opera com uma mentalidade muito ‘nova, nova, nova, próxima, próxima, próxima’. Cada artista ou compositor, todos esperamos ter um grande ano. Um grande ciclo de álbuns. Uma grande fase no rádio. E, hoje em dia, uma música que se tornou viral no TikTok. Um momento glorioso ao sol. Porque em seu próximo projeto você provavelmente terá que inventar uma coisa nova para ser.
Pense em todas as coisas novas para dizer e em novas maneiras de dizê-las. Você terá que entreter as pessoas. E o fato é que o que nos diverte é ver novos artistas surgirem ou artistas consagrados nos mostrando um novo lado de si mesmos. Se tivermos muita, muita sorte, a vida nos dirá: ‘Sua música é ótima’. A próxima coisa que a vida dirá é: ‘O que mais você pode fazer?’.
Digo tudo isso porque estou aqui em cima recebendo este lindo prêmio por uma década de trabalho, e não consigo explicar como isso é bom. Porque do jeito que eu vejo, este é um prêmio que celebra o culminar de momentos.
Desafios. Manoplas colocadas. Álbuns dos quais me orgulho. Triunfos. Golpes de sorte ou infortúnio. Erros altos e vergonhosos e a recuperação subsequente desses erros, e as lições aprendidas com tudo isso.
Este prêmio celebra minha família, meus coautores e minha equipe. Meus amigos e meus fãs mais ferozes e meus haters mais duros e todos que entraram ou saíram da minha vida. Porque quando se trata de minhas composições e minha vida, eles são a mesma coisa.
Em seguida, a cantora dona dos discos folklore e evermore explicou que separa tudo o que compõe em três categorias: músicas escritas com uma pena, com uma caneta tinteiro ou com uma caneta de glitter. Segundo Taylor, a categoria é definida com base em qual instrumento de escrita ela imagina ter em mãos ao escrevê-las. Ela explicou:
Eu categorizo certas músicas minhas no estilo pena se as palavras e frases são antiquadas, se eu me inspirei a escrevê-las depois de ler Charlotte Brontë ou depois de assistir a um filme onde todos estão vestindo camisas de poeta e espartilhos. Se minhas letras soam como uma carta escrita pela bisavó de Emily Dickinson enquanto costurava uma cortina de renda, sou eu escrevendo no gênero pena.
Passando para a categoria número dois de letras: estilo caneta-tinteiro. Eu diria que a maioria das minhas letras se enquadram nessa categoria. O estilo da caneta-tinteiro significa um enredo ou referências modernas, com um toque poético. Pegando uma frase comum e invertendo seu significado. Tentando pintar uma imagem vívida de uma situação, até a pintura lascada na moldura da porta e o pó de incenso na prateleira de vinil. Colocando você e quem está ouvindo bem ali na sala onde tudo aconteceu. O amor, a perda, tudo. As músicas que categorizo nesse estilo soam como confissões rabiscadas e seladas em um envelope, mas brutalmente honestas demais para serem enviadas.
A terceira categoria é chamada caneta de glitter, e faz jus ao seu nome em todos os sentidos. Frívolas, despreocupadas, saltitantes, sincopadas perfeitamente ao ritmo. As letras da caneta de glitter não se importam se você não as leva a sério porque elas não se levam a sério. As letras são a garota bêbada na festa que diz que você parece um anjo no banheiro. É o que precisamos de vez em quando nestes tempos difíceis em que vivemos.
Taylor Swift declarou em seguida que escrever músicas “é o trabalho da minha vida, meu hobby e minha emoção sem fim”. A cantora apontou que ultimamente esteve em um “passeio pela memória” e compartilhou alguns detalhes sobre a regravação de seus seis primeiros álbuns.
Swift está se preparando para lançar seu décimo álbum de estúdio, Midnights, que está previsto para chegar em 21 de Outubro.
Confira abaixo o depoimento de Taylor Swift na íntegra.
Taylor Swift fala após ser nomeada Compositora/Artista da Década
Bem, oi. Quero agradecer ao Bart por me apresentar de forma tão generosa e quero agradecer ao NSAI por nos reunir para este evento. Para mim, esta noite parece cheia de camaradagem genuína entre um grupo de pessoas que adoram fazer coisas. Quem ama o ofício. Que vivem para aquele momento raro e puro quando uma nuvem mágica flutua bem na sua frente na forma de uma ideia para uma música, e tudo que você precisa fazer é agarrá-la. Em seguida, modele-a como argila. Pode-a como um jardim. E então faça um desejo a cada estrela cadente ou reze para qualquer poder em que você acredite que possa encontrar o caminho para o mundo e fazer alguém se sentir visto, compreendido, unido em sua dor, desgosto ou alegria por apenas um momento.
Aprendi, por estar na indústria do entretenimento por um longo período de tempo, que esse negócio opera com uma mentalidade muito ‘nova, nova, nova, próxima, próxima, próxima’. Cada artista ou compositor, todos esperamos ter um grande ano. Um grande ciclo de álbuns. Uma grande fase no rádio. E, hoje em dia, uma música que se tornou viral no TikTok. Um momento glorioso ao sol. Porque em seu próximo projeto você provavelmente terá que inventar uma coisa nova para ser.
Pense em todas as coisas novas para dizer e em novas maneiras de dizê-las. Você terá que entreter as pessoas. E o fato é que o que nos diverte é ver novos artistas surgirem ou artistas consagrados nos mostrando um novo lado de si mesmos. Se tivermos muita, muita sorte, a vida nos dirá: ‘Sua música é ótima’. A próxima coisa que a vida dirá é: ‘O que mais você pode fazer?’.
Digo tudo isso porque estou aqui em cima recebendo este lindo prêmio por uma década de trabalho, e não consigo explicar como isso é bom. Porque do jeito que eu vejo, este é um prêmio que celebra o culminar de momentos.
Desafios. Manoplas colocadas. Álbuns dos quais me orgulho. Triunfos. Golpes de sorte ou infortúnio. Erros altos e vergonhosos e a recuperação subsequente desses erros, e as lições aprendidas com tudo isso.
Este prêmio celebra minha família, meus coautores e minha equipe. Meus amigos e meus fãs mais ferozes e meus haters mais duros e todos que entraram ou saíram da minha vida. Porque quando se trata de minhas composições e minha vida, eles são a mesma coisa.
Como a grande Nora Ephron disse uma vez: “tudo é cópia”.
Há 20 anos escrevi minha primeira música. Eu costumava sonhar em um dia poder saltar pelos diferentes mundos musicais das minhas várias influências sonoras e mudar a produção dos meus álbuns. Eu esperava que, um dia, a mistura de gêneros não fosse um grande problema. Há tanta discussão sobre gênero e isso sempre leva de volta a uma conversa sobre melodia e produção. Mas isso deixa de fora possivelmente minha parte favorita da composição: o lirismo.
E eu nunca falei sobre isso publicamente antes, porque, bem, é idiota.
Mas também, em minha mente, secretamente, estabeleci categorias de gêneros para as letras que escrevo. Três deles, para ser exato. Eles são carinhosamente intitulados letras de pena, letras de caneta-tinteiro e letras de caneta de glitter.
Eu sei que isso parece confuso, mas vou tentar explicar. Eu criei essas categorias com base na ferramenta de escrita que imagino ter em minha mão quando a rascunhei, figurativamente. Eu não tenho de fato uma pena. Não mais. Eu quebrei uma vez quando estava brava.
Eu categorizo certas músicas minhas no estilo pena se as palavras e frases são antiquadas, se eu me inspirei a escrevê-las depois de ler Charlotte Brontë ou depois de assistir a um filme onde todos estão vestindo camisas de poeta e espartilhos. Se minhas letras soam como uma carta escrita pela bisavó de Emily Dickinson enquanto costurava uma cortina de renda, sou eu escrevendo no gênero pena.
Vou dar um exemplo de uma das minhas músicas que eu classificaria como pena.
‘Como é que alguém sabe
que eu te encontraria onde o espírito encontra os ossos
Em uma terra esquecida da fé
Da neve, seu toque trouxe um brilho incandescente
Manchado, mas tão grandioso’
Passando para a categoria número dois de letras: estilo caneta-tinteiro. Eu diria que a maioria das minhas letras se enquadram nessa categoria. O estilo da caneta-tinteiro significa um enredo ou referências modernas, com um toque poético. Pegando uma frase comum e invertendo seu significado. Tentando pintar uma imagem vívida de uma situação, até a pintura lascada na moldura da porta e o pó de incenso na prateleira de vinil. Colocando você e quem está ouvindo bem ali na sala onde tudo aconteceu. O amor, a perda, tudo. As músicas que categorizo nesse estilo soam como confissões rabiscadas e seladas em um envelope, mas brutalmente honestas demais para serem enviadas.
Por exemplo:
‘Porque lá estamos nós de novo no meio da noite
Estamos dançando pela cozinha na luz da geladeira
Descendo as escadas, eu estava lá
Eu me lembro muito bem
E lá estamos nós de novo quando ninguém tinha que
te conhecer Mantive-me como um segredo, mas guardei você como um juramento
Oração sagrada, e juramos lembrar muito bem’
A terceira categoria é chamada caneta de glitter, e faz jus ao seu nome em todos os sentidos. Frívolas, despreocupadas, saltitantes, sincopadas perfeitamente ao ritmo. As letras da caneta de glitter não se importam se você não as leva a sério porque elas não se levam a sério. As letras são a garota bêbada na festa que diz que você parece um anjo no banheiro. É o que precisamos de vez em quando nestes tempos difíceis em que vivemos.
Exemplo:
‘Meu ex-marido trouxe sua nova namorada; ela está tipo ‘oh meu deus’, mas eu só vou agitar e para o cara ali com o cabelo muito bom, você não pode vir, baby, podemos agitar, agitar, agitar.’
Por que eu fiz essas categorias, você pergunta? Porque eu amo fazer isso, temos a sorte de chamar de trabalho. Escrever músicas é o trabalho da minha vida, meu hobby e minha emoção sem fim. Estou emocionada para além das palavras que vocês, meus pares, decidiram me homenagear dessa maneira pelo trabalho que eu ainda estaria fazendo se nunca tivesse sido reconhecida por isso.
Ultimamente eu estive em um passeio pela memória. Eu tenho regravado meus primeiros seis álbuns. Quando passo pelo processo de recriar meticulosamente cada elemento do meu passado e revisitar as músicas que escrevi quando tinha 13, 14 e 15 anos, esse caminho me leva direto para a fila da música. Como minha mãe me pegava na escola e me levava para minhas sessões de coescrita com dezenas de escritores (e alguns de vocês estão nesta mesma sala hoje à noite) que 15 anos atrás decidiram me dar seu tempo, sua sabedoria, sua crença antes que alguém pensasse que escrever comigo era um uso produtivo de uma tarde. Eu nunca vou esquecer você, cada um de vocês.
Parte do meu processo de regravação incluiu adicionar músicas que nunca fizeram parte dos álbuns originais, mas músicas que eu odiava deixar para trás. Eu voltei e gravei um monte deles para a minha versão dos meus álbuns. ‘Fearless’, minha versão, saiu ano passado e enquanto eu estava escolhendo músicas para ela, me deparei com uma que eu tinha escrito com os irmãos Warren quando eu tinha 14 anos. Eu decidi gravá-la em dueto com o brilhante Keith Urban. Quando eu liguei para os Warren para dizer a eles que eu estava gravando nossa música 17 anos depois que nós a escrevemos, eu nunca vou esquecer a primeira coisa que eles disseram. ‘Bem, eu acho que essa é a espera mais longa que já tivemos.’
Em 2011, pouco mais de dez anos atrás, minha colaboradora de confiança e confidente Liz Rose veio ao meu apartamento e mostrei a ela uma música em que estava trabalhando. Eu estava passando por um momento difícil (como é o estado natural de ter 21 anos) e rabisquei verso após verso após verso, uma música que era muito longa para colocar em um álbum. Chegou em torno de 10 minutos. Começamos a editar, aparar, cortar grandes seções até chegar a uns razoáveis 5 minutos e 30 segundos. Chamava-se ‘All Too Well’. Ano passado, quando regravei meu álbum de 2012, ‘Red’, incluí esta versão de 10 minutos com seus versos originais e pontes extras. Eu nunca poderia imaginar quando a escrevemos que aquela música estaria ressurgindo dez anos depois ou que eu estaria prestes a tocá-la para vocês esta noite.
Mas uma música pode desafiar a lógica ou o tempo. Uma boa música transporta você para seus sentimentos mais verdadeiros e traduz esses sentimentos para você. Uma boa música fica com você mesmo quando as pessoas ou sentimentos não. Escrever músicas é um chamado e chamar isso de sua carreira te dá muita sorte. Você tem que ser grato todos os dias por isso, e todas as pessoas que acharam que suas palavras poderiam valer a pena serem ouvidas. Esta cidade é a escola que me ensinou isso.
Ser homenageada por vocês significa mais do que qualquer gênero das minhas letras poderia dizer. Obrigada.