Uma discussão no Twitter esta semana reuniu Sebastian Bach (ex-Skid Row) e membros de bandas como All That Remains e Falling In Reverse — tudo em torno do uso de playback em shows de Rock.
A treta começou quando o Falling In Reverse cancelou sua participação no festival WIIL ROCK, que aconteceu no último dia 24 nos Estados Unidos, porque os laptops usados para soltar as faixas gravadas foram perdidos no transporte.
Isso gerou uma onda de críticas na imprensa americana, especialmente do apresentador Eddie Trunk, da rádio SiriusXM, que apontou uma “epidemia de shows de Rock ao vivo que não são realmente ao vivo”.
Após o comentário, o polêmico vocalista do Falling In Reverse, Ronnie Radke, fez uma sequência de tweets um tanto agressivos em resposta a Eddie Trunk, mencionando outras bandas como Kiss e Aerosmith (veja os posts no fim desta matéria):
Então você quer falar merda sobre laptops mas vá assistir ao Kiss fazendo ‘dublagens’, ou o Steven Tyler que só toca piano até metade da música, e depois sobe no piano enquanto ele toca sozinho. Eu tenho o melhor baterista, três grandes cantores e dois grandes guitarristas, todos tocam muito bem, e esses idiotas agem como se a gente só ficasse dançando no palco.
Sebastian Bach entrou na história
A coisa piorou quando Ronnie Radke compartilhou um vídeo de Eddie Trunk apresentando um show com Sebastian Bach, que já foi acusado de usar playback em shows.
O ex-vocalista do Skid Row entrou na briga usando o famoso argumento de que na sua época é que se faziam as coisas de verdade:
É sempre muito divertido mostrar pra alguém como era o mundo antes da internet existir. Realidade virtual é tão legal até que você tenha que lidar com a realidade verdadeira. Na sua cara. Mal posso esperar pra te conhecer pessoalmente. Escolha o lugar e a hora, e eu vou te apresentar ao Rock N’ Roll de verdade, cara.
Phil Labonte sai em defesa do Falling In Reverse
Vale destacar que o cantor do Falling In Reverse não estava sozinho nessa treta. Ele ganhou o apoio de membros das bandas Stray From The Path, Crown The Empire e All That Remains.
O vocalista dessa última, Phil Labonte, reforçou as vantagens de se usar faixas pré-gravadas nos shows:
O fato de Sebastian Bach estar bravo com bandas que usam tecnologia moderna para reforçar seus shows e proporcionar o melhor entretenimento possível para o público é hilário para mim. Ronnie Radke, você está certo, meu mano.
Veja alguns dos tweets dessa polêmica
Bom, em meio a tanta agressividade e falta de vírgulas, os músicos parecem ignorar uma questão básica: playback é uma coisa, faixas gravadas que se somam à música ao vivo são outra.
E você, o que pensa sobre esse assunto?
https://twitter.com/RonnieRadke/status/1576212739717939201
https://twitter.com/RonnieRadke/status/1576251035261145089
Wow dummy are you trying to say that you believe that I use tracks on stage? @EddieTrunk how f****** funny is this 😃 https://t.co/IMincNCxQ9
— Sebastian Bach™️ (@sebastianbach) October 1, 2022
The fact that @SebastianBach is mad that bands use modern technology to enhance the show and bring the best possible night of entertainment for the concert goer is hilarious to me. @RonnieRadke is right, my dude. 🤷♂️
— Phil Labonte (@philthatremains) October 2, 2022