Música

Há 25 anos, Green Day diversificava seu som sem perder a essência com "Nimrod"

O Green Day chegou ao sucesso mundial com os discos "Dookie" e "Insomniac" e, em seu quinto disco "Nimrod", mostrava novas sonoridades sem perder essência.

Green Day - Nimrod
Green Day – Nimrod – Capa

Em 1997, o Green Day vinha dos estrondosos Dookie e Insomniac, conquistando cada vez mais fãs fora do público habitual do estilo e ajudando a popularizar ainda mais o Punk Rock pelo mundo.

Era natural que os próximos passos mirassem em lugares mais diversificados sem perder a essência, o peso e as melodias que fizeram a marca sonora do trio americano.

Publicidade
Publicidade

Assim nasceu o disco Nimrod, escrito durante as intermináveis turnês e trazendo, pela primeira vez de forma mais significativa, mudanças no som sem perder a qualidade dos discos anteriores.

Green Day e Nimrod

O quinto álbum de estúdio não teve tanto sucesso quanto o gigantesco Dookie, que ainda ajudou as vendas do pesado e sombrio Insomniac, mas alcançou números substanciais principalmente após o lançamento de “Good Riddance (Time Of Your Life)”, balada que marcou a carreira do trio e, sozinha, somou mais 1 milhão de vendas do álbum que, só nos Estados Unidos, comercializou 2.6 milhões de cópias.

Continua após o vídeo

Se músicas como “Nice Guys Finish Last”, “The Grouch”, “Scattered”, “Platypus” e “All The Time” mostravam o som do Green Day que o mundo conheceu nos primeiros discos, hits como “Hitchin’ a Ride” e a acústica “Good Riddance (Time Of Your Life)” trouxeram uma outra cara e novas possibilidades que agradaram em cheio a crítica e os fãs.

Continua após o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=1nDq1HoNm-E

Ainda no campo das mudanças, sobrou espaço para a gutural (sim!!) “Take Back”, a instrumental “Last Ride In”, a balada “Walking Alone” e até “King For a Day”, que levou a banda para o campo do ska.

Nimrod é uma prova absoluta da evolução do Green Day, sendo também um passo fundamental para tudo que o grupo representa hoje ao estilo, tantos anos depois.

Continua após o vídeo

É um disco que agrada os fãs antigos e que pega de surpresa qualquer novo ouvinte que conheça o Green Day pelos álbuns mais recentes e resolva dar uma volta no já longínquo 1997.

Ouça Nimrod na íntegra abaixo e conheça aqui a edição especial de 25 anos que será lançada em breve pela banda.

 

 

Sair da versão mobile