Red Hot Chili Peppers mostra sintonia perfeita em "Return of the Dream Canteen", seu segundo disco de 2022; ouça

Em um retorno às origens com mais improvisação e experimentação, o Red Hot Chili Peppers acerta em cheio com "Return of the Dream Canteen". Veja resenha!

Red Hot Chili Peppers - "Return of the Dream Canteen"
Red Hot Chili Peppers – “Return of the Dream Canteen”

Basta uma rápida olhada para a capa de Return of the Dream Canteen para entender a proposta do segundo disco lançado pelo Red Hot Chili Peppers em 2022.

Resgatando as origens Funk Rock do grupo e provando que as jams provavelmente seguem bastante frutíferas, o RHCP evoca o som de seus primeiros trabalhos no sucessor de Unlimited Love, que seguiu por uma direção mais Pop.

Publicidade
Publicidade

Agora, o que temos aqui é o mais puro suco da sintonia entre Flea, John Frusciante, Chad Smith e Anthony Kiedis, traduzido em riffs cheios de groove e experimentações que parecem querer jogar na nossa cara que, mesmo depois de um tempo afastado da banda (ou talvez justamente por isso), Frusciante está mais afiado do que nunca e totalmente conectado com seus parceiros de banda.

Continua após o vídeo

Do Funk ao Psicodélico

Return of the Dream Canteen é pedida certa para os mais saudosistas, que no meio das músicas que flertam mais com o Funk (“Fake as Fu@k”, “Tippa My Tongue”) ainda vão esbarrar em alguns bons elementos do Rock mais clássico (“Reach Out”, “Bag of Grins”) e até em um teor psicodélico/experimental (“In the Snow”, “My Cigarette”, “Handful”) que não estava tão presente em Unlimited Love.

Não que o antecessor seja ruim — longe disso. A diferença é que, aqui, o RHCP parece mais solto, sem se preocupar com a necessidade de amarrar músicas para um formato mais radiofônico, como fica bem claro, por exemplo, em “Roulette”.

Apesar de ter por si própria uma pegada mais radiofônica, a faixa tem alguns detalhes que mostram claramente o quanto o grupo não está preocupado com isso, dando uma cara mais de improviso e “desleixo” — no melhor sentido possível — à música. E era desse lado dos Peppers que muitos fãs estavam morrendo de saudades.

Continua após o vídeo

Isso tudo ainda se complementa com a maior liberdade dos instrumentistas, e temos linhas de guitarra (e solos) impressionantes de Frusciante, que conversam bem demais com algumas das mais criativas aparições de Flea nos últimos tempos, além de Chad Smith mais à vontade do que estamos acostumados a ver em anos recentes.

No fim das contas, Return of the Dream Canteen é (mais) um baita presente para os fãs do RHCP. Agora, só falta a vinda ao Brasil! Ouça o novo disco a seguir.

Red Hot Chili Peppers – Return of the Dream Canteen

Sair da versão mobile