Quem vem acompanhando a saga do novo disco do Arctic Monkeys aqui no TMDQA! já deve ter tido uma quebra de expectativas — assim como nós mesmos tivemos — depois que as primeiras prévias de The Car, “There’d Better Be a Mirrorball” e “Body Paint”, contradisseram declarações de Alex Turner.
Isso porque o vocalista e guitarrista chegou a dizer que o novo trabalho poderia remeter aos dias iniciais da banda, o que definitivamente não aconteceu. Na verdade, foi o baterista Matt Helders quem deu o papo certo, avisando que o álbum soa como seu antecessor, o divisivo Tranquility Base Hotel & Casino.
Para aqueles que ainda têm esperança, Alex Turner voltou a dar uma declaração sobre o tema recentemente em uma entrevista com a rádio holandesa NPO 3FM (via NME). Por lá, ele comparou uma nova faixa de The Car com o aclamado AM, obra que colocou o grupo britânico no auge.
Arctic Monkeys deve ter faixa que lembra AM em seu disco novo
De acordo com Turner, “Sculptures of Anything Goes” é a canção em questão. Para ele, a música eleva a banda a uma sonoridade “diferente”, que ainda não foi explorada, mas que remete ao álbum de 2013:
Ela me lembra um pouco do lado mais ‘deserto’ do disco ‘AM’, de 2013. Acho que ainda há um pouco dessa ‘poeira’ aqui.
Ainda segundo o vocalista, a canção surgiu a partir de uma linha de sintetizador e drum machine que veio do guitarrista Jamie Cook:
Começou ali [e aí] virou um milhão de outras coisas. Houve várias versões diferentes, e acabou meio que onde a gente começou […] como se tivesse tido um corte de cabelo.
Dessa vez, Matt Helders aparentemente concordou com o colega de banda e acrescentou que “Sculptures of Anything Goes” é uma música “divertida” de tocar ao vivo. Será? Descobriremos em breve, já que The Car será lançado na íntegra no próximo dia 21 de Outubro.