Thom Yorke parafraseia Radiohead e pede queda dos conservadores após renúncia de Liz Truss

Thom Yorke, do Radiohead, foi um dos artistas que se manifestaram a respeito da renúncia de Liz Truss do cargo de primeira-ministra do Reino Unido.

Thom Yorke Radiohead Lotus Flower
Reprodução/YouTube

O Reino Unido vive atualmente um caos político depois que a primeira-ministra Liz Truss renunciou ao cargo nesta quinta-feira (20) após seu plano tributário enfrentar forte resistência dentro de seu próprio governo e do Partido Conservador que ela lidera.

Com a saída, Liz teve o mandato mais curto da história para um primeiro-ministro do Reino Unido, já que havia assumido a função há apenas seis semanas, quando escândalos forçaram seu antecessor, Boris Johnson, a deixar o posto.

A desistência de Truss, claro, gerou muitos comentários na Inglaterra e Thom Yorke, do Radiohead, foi um dos artistas que se manifestaram a respeito da notícia. Citando parte da letra de “No Surprises”, faixa do disco Ok Computer (1997), o cantor escreveu hoje no Twitter (via Stereogum):

Derrubem esse governo do Reino Unido, eles não falam porra nenhuma por nós agora. Eles não têm autoridade, nenhum mandato, nenhuma pista, gatos em um saco se despedaçando enquanto o país sofre em extrema angústia. Chega dessa merda. Vergonha deles.

Que desabafo. Confira o tuíte de Thom Yorke ao final da matéria!

Liz Truss e a situação preocupante no Reino Unido

Substituta de Boris Johnson no comando do país dois dias antes da morte da rainha Elizabeth II, Liz Truss não suportou a forte pressão para renunciar diante do polêmico plano econômico que gerou revolta no mercado e também em muitos aliados no governo.

O programa estipulado por ela previa estimular a economia através de grandes cortes de impostos e aumentos de crédito, além de um empréstimo bilionário para tentar cobrir o rombo nas contas públicas que gira em torno de 45 bilhões de libras (aproximadamente R$266 bilhões).

Como a inflação do Reino Unido já ultrapassou os 10%, maior taxa nos últimos 40 anos, a proposta não foi vista com bons olhos e, como consequência, a libra despencou para o menor valor da história frente ao dólar, culminando com a queda de Liz do cargo de primeira-ministra.

LEIA TAMBÉM: Lizzo diz que escondia seu amor pelo Radiohead para não ser zoada na escola