Ações da Meta despencam após Mark Zuckerberg insistir no Metaverso

Rápida queda nas ações da Meta está relacionada ao receio que investidores vêm sentindo após fala de Mark Zuckerberg em defesa do metaverso.

Mark Zuckerberg fala sobre NFTs no Instagram
Foto de Mark Zuckerberg via Shutterstock

Depois que Mark Zuckerberg disse que não desistiria do Metaverso, o valor das ações da Meta despencou e caiu quase 25%, descendo para a marca simbólica de US$100 nas negociações pré-mercado na manhã desta quinta-feira (27).

A rápida queda está relacionada ao receio que investidores vêm sentindo após a fala de Zuckerberg em uma teleconferência e também aos resultados mais recentes da Meta, mostrando desempenhos fracos em seus vários aplicativos, incluindo Facebook e Instagram.

Publicidade
Publicidade

No encontro de negócios, Mark falou (via The Independent):

Olha, eu entendo que muitas pessoas podem discordar desse investimento, mas pelo que posso dizer, acho que isso será uma coisa muito importante. As pessoas vão olhar para trás daqui a uma década e falar sobre a importância do trabalho que está sendo feito aqui.

Será?

Mark Zuckerberg aposta na realidade aumentada e virtual

Zuckerberg esclareceu que acredita que o futuro da empresa está na realidade aumentada e virtual, com futuras redes sociais envolvendo comunicação em espaços digitais sob uso de fones de ouvido. Inclusive, o empresário investiu bilhões de dólares por ano no desenvolvimento de hardware para entrar na cabeça das pessoas.

No entanto, esses esforços foram amplamente ridicularizados e Zuckerberg foi criticado pela natureza “morta” e de baixa qualidade de seu avatar metaverso. Embora Mark tenha renomeado a empresa como “Meta” em vez de Facebook, na tentativa de se concentrar no metaverso, o mesmo ainda não existe de forma significativa.

Ben Barringer, analista de pesquisa de ações da Quilter Cheviot, opinou:

Os últimos resultados da Meta pintam uma imagem de uma empresa onde nem tudo está bem. Apesar das expectativas mais baixas depois que o Google e o SNAP mostraram fraqueza no mercado de publicidade digital, a Meta conseguiu perder as estimativas e, como tal, as ações estão sofrendo – queda de 19% nas negociações após o expediente.

O número mostrou fraqueza contínua de preços e um guia mais fraco do que o esperado para o quarto trimestre. Tudo isso ocorre em um cenário de fraco crescimento econômico global, concorrência do TikTok e BeReal por globos oculares e concorrência da Netflix e Disney+ por anunciantes, preocupações com a lucratividade e o ROI (retorno do investimento) do metaverso e a ameaça sempre presente de regulação. As perspectivas para a Meta como resultado permanecem muito incertas.

Que cenário desfavorável…

LEIA TAMBÉM: Casimiro bate recorde da internet brasileira após declarar apoio a Lula e detonar fake news

Sair da versão mobile