Se você tem algum conhecimento técnico de música, deve saber que boa parte das canções de sucesso na história são feitas no compasso 4/4, ou seja, têm um ritmo que se encaixa perfeitamente quando você conta “um, dois, três, quatro”.
Poupando os leitores de uma definição mais elaborada e provavelmente não tão esclarecedora do que é um compasso 4/4 — ainda mais porque, se você clicou nesta matéria, muito provavelmente já sabe isso —, não há uma resposta objetiva para entendermos o motivo dessa popularidade, mas o site Professional Composers explicita três itens que contribuem para isso.
Basicamente, os motivos principais são o fato da “música soar mais natural quando o compasso é divisível por 2, por termos dois pés e portanto naturalmente contarmos de dois em dois”. Ao mesmo tempo, o fato da contagem “um, dois, um, dois” ajuda a entender por que o 4/4 é mais popular do que o 2/2, ainda que sejam matematicamente equivalentes.
O terceiro fator principal é uma explicação que, de certa forma, usa a física: toda ação tem uma reação e, na música, é comum pensarmos na batida “pra cima” e “pra baixo”, o que faz com que o 4/4 também soe natural por proporcionar a subida e a queda de forma simples.
Músicas famosas que NÃO usam o compasso 4/4
São literalmente inúmeros exemplos de canções de sucesso que usam o compasso 4/4, mas e quando o contrário se torna verdade?
Não temos tantos exemplos assim, mas eles sem dúvida estão presentes e podem servir como um exercício legal para quem está tentando se aventurar por compassos mais complexos, bem como para demonstrar a técnica e complexidade por trás de alguns sucessos que podem ter passado despercebidos.
Confere com a gente a seguir e divirta-se nas contagens!