Música

George Harrison e a história hilária de como seu filho descobriu que ele era um Beatle

Dhani Harrison, filho único do guitarrista George Harrison, demorou anos para descobrir que o pai fez parte de uma das maiores bandas da história.

George Harrison
Foto via Wikimedia Commons

A gente sabe que George Harrison nunca foi um músico dado a aparições públicas ou que gostasse dos holofotes. Um dos integrantes dos Beatles mais reclusos, o saudoso artista sempre tentou se manter longe da mídia.

Tanto que Dhani Harrison, filho único de George, fruto de seu relacionamento com Olivia Harrison, demorou anos para descobrir que o pai fez parte de uma das maiores bandas da história.

Como lembrou a Far Out Magazine no documentário George Harrison: Living in the
Material World (2011), de Martin Scorsese, Dhani, que nasceu em uma época em que George já havia abandonado o estrelato, revelou quando soube exatamente que ele era um beatle (via Whiplash):

Minha memória mais antiga do meu pai provavelmente é dele em algum lugar do
jardim coberto de terra, em algum lugar quente, um jardim tropical, vestindo jeans
cobertos de terra… apenas lá, plantando árvores. Eu achei que era com isso que ele
trabalhava nos primeiros sete anos de toda a minha vida.

Eu nem imaginava que ele tivesse alguma coisa a ver com música.

Até que um dia voltei para casa e fui seguido por garotos cantando ‘Yellow Submarine’, e eu não sabia o porquê. Aquilo me parecia muito surreal: por que eles estão cantando essa música para mim? Eu cheguei em casa e soltei os cachorros pra cima do meu pai: ‘Por que você nunca me disse que você era dos Beatles?’

Ele respondeu: ‘Oh, me desculpe. Acho que eu deveria ter te contado’.

Imagina!

George Harrison e os Beatles

No final dos anos 1950, George Harrison teve seus primeiros encontros com John Lennon e Paul McCartney, amigos que mais tarde formariam os Beatles.

Compositor de algumas das maiores canções do século passado como “While My Guitar Gently Weeps”, “Something”, “Here Comes the Sun” e “My Sweet Lord”, o guitarrista faleceu aos 58 anos em 29 de Novembro de 2001, vítima de um câncer no pulmão.

Naquele mesmo ano, ele participou de uma cover de “Anna Julia”, da banda brasileira Los Hermanos, lançada por Jim Capaldi (Traffic, Jimi Hendrix, Eric Clapton).

Já em 2002, foi lançado o álbum póstumo Brainwashed.

LEIA TAMBÉM: The Beatles relançam o clássico “Revolver” com clipes psicodélicos para todas as músicas