Cultura

Vídeo mostra porcentagem de votos em todas as eleições presidenciais até 2018

Viralizou nos últimos dias um vídeo postado no canal no YouTube Fundo Eleitoral que mostra os resultados das eleições presidenciais na história do Brasil.

Resultado das eleições de Fernando Henrique e Lula, 1998
Resultado das eleições de Fernando Henrique e Lula, 1998

Viralizou nos últimos dias um vídeo postado no canal no YouTube Fundo Eleitoral que mostra o resultado percentual de cada eleição presidencial na história do Brasil.

O registro começa lá na República Velha, quando Deodoro da Fonseca se tornou o primeiro presidente do país ao vencer com 55,13% seu adversário, Prudente de Morais (41,45%).

Publicidade
Publicidade

Também são mostrados nas imagens Júlio Prestes (1930), Getúlio Vargas (1934), Eurico Gaspar Dutra (1945), Juscelino Kubitschek (1955) e Jânio Quadros (1960), último presidente antes da Ditadura Militar, iniciada com o mandato de Castelo Branco.

Depois que o regime dos militares termina, Tancredo Neves (1985) se elege na redemocratização Brasil e é sucedido no poder por Fernando Collor (1989), Fernando Henrique Cardoso (1994 e 1998), Lula (2002 e 2006), Dilma Rousseff (2010 e 2014) e Jair Bolsonaro (2018).

Como o vídeo foi postado há quase um ano, não é apontada a vitória de Lula (PT) sobre Bolsonaro (PL) em decisão realizada nas urnas no último dia 30 de Outubro.

Lula questiona população sobre horário de verão

O presidente eleito, aliás, publicou nesta semana uma enquete em sua conta do Twitter questionando os brasileiros sobre a volta do horário de verão.

O assunto tomou conta das redes sociais na semana passada após o ator Bruno Gagliasso pedir ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) o retorno da medida suspensa em Abril de 2019, no primeiro ano de mandato do atual presidente Bolsonaro.

Vale lembrar que o objetivo principal do horário de verão era adiantar os relógios em uma hora para aproveitar a luz natural e economizar energia elétrica.

LEIA TAMBÉM: Claudia Leitte faz “Rap” em trio elétrico após ser vaiada por não apoiar Lula

Sair da versão mobile