MPB

Surreal: juíza questiona autoria de "Roda Viva" em processo de Chico Buarque contra Eduardo Bolsonaro

Em processo que Chico Buarque move contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foi levantada a dúvida sobre a autoria do clássico "Roda Viva".

Chico Buarque

Quem conhece a famosa canção “Roda Viva” automaticamente associa a música a Chico Buarque, notoriamente conhecido como autor da faixa escrita em 1967 e que ficou em terceiro lugar no III Festival de Música Popular Brasileira naquele mesmo ano.

No entanto, em sentença proferida pela juíza Monica Ribeiro Teixeira, baseada em um processo que Chico move contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foi levantada a dúvida sobre a autoria da composição.

De acordo com o G1 (via Igor Miranda), a magistrada do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa citou “a ausência de documento indispensável à propositura da demanda, qual seja, documento hábil a comprovar os direitos autorais do requerente sobre a canção ‘Roda Viva’”.

O advogado de acusação, João Tancredo, ressaltou que a decisão da juíza resvala em omissões e obscuridades, pois existem documentos nos autos hábeis que comprovam a autoria do clássico da MPB por Chico:

Em se tratando de direitos autorais, não há que se falar na necessidade de apresentação de registro para que se pleiteie a sua proteção em qualquer esfera. Trata-se de uma das músicas mais marcantes da cultura popular brasileira e da história das canções de protesto. A verdade é que não há como não saber que Chico Buarque é o autor de ‘Roda Viva’.

Inacreditável!

Processo de Chico Buarque contra Eduardo Bolsonaro

Na ação judicial, Chico cobra Eduardo pelo uso de “Roda Viva” sem sua autorização em peça publicitária.

O músico e compositor pede que o filho do presidente da república, Jair Bolsonaro, retire do ar a propaganda que utiliza a canção presente no álbum Chico Buarque de Hollanda – Volume 3, de 1968.

Justíssimo…

LEIA TAMBÉM: Chico Buarque relembra fotos para capa de disco que virou meme: “que absurdo”