A história do Led Zeppelin é repleta de encontros e desencontros bastante particulares.
Um dos maiores nomes do Rock And Roll em todos os tempos, o quarteto britânico tornou-se sinônimo das guitarras para qualquer um que esteja se aventurando pelo gênero, e muito provavelmente teria uma carreira muito maior se não fosse uma tragédia.
Em 25 de Setembro de 1980, o baterista John Bonham faleceu cedo demais, aos 32 anos de idade, e o fato acabou decretando o encerramento das atividades do Led Zeppelin.
Considerado como um dos maiores bateristas de todos os tempos, seus colegas Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones não acharam que encontrariam um substituto à altura e não viam mais sentido para seguir em frente após o lançamento de oito discos de estúdio e turnês explosivas.
Reunião do Led Zeppelin
A única reunião real/oficial da banda com (quase) todos os seus membros originais aconteceu em Londres há exatos 15 anos, em 10 de Dezembro de 2007.
Nesse dia, o Led Zeppelin fez parte de um tributo a Ahmet Ertegun, figurão da indústria da música que faleceu em Dezembro de 2006 aos 83 anos de idade.
No palco, o vocalista Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones fizeram o primeiro e único show propriamente dito desde que a banda havia acabado em 1980, e contou com o DNA de John Bonham nas baquetas, já que seu filho, Jason Bonham, foi o baterista do dia.
O show de 2007 foi gravado por 16 câmeras e muito se falou sobre como esse material seria lançado para os fãs, mas como tudo que envolve o Led Zep é polêmico, aqui não foi diferente.
“Celebration Day”
Não se sabe ao certo por que levou-se tanto tempo, mas as gravações de 2007 só foram lançadas oficialmente em Outubro de 2012 no CD/DVD Celebration Day, com 16 faixas.
Entre elas, estão clássicos como “Black Dog”, “Stairway To Heaven”, “Kashmir”, “Whole Lotta Love” e “Rock And Roll”, que encerrou os trabalhos, aparentemente para sempre.
E a gente diz isso porque de lá pra cá a banda nunca mais se reuniu e a discussão costuma girar em torno de como Jimmy Page gostaria de fazê-lo e Robert Plant não tem a mínima vontade.
Ao que tudo indica, “Celebration Day”, gravado em um 10/12, será o último gostinho que os fãs de Rock And Roll terão de um dos seus maiores representantes em todos os tempos.
Sendo assim, divirta-se com vídeos do lançamento e o álbum completo no Spotify.