O lendário Sammy Hagar, ex-vocalista do Van Halen, falou sobre as vantagens de ganhar dinheiro com outros empreendimentos que não estão relacionados à música.
Ao ser questionado no TMZ Live (via Igor Miranda) se é verdade que ele teve um retorno financeiro melhor com negócios do que com gravações e turnês, Hagar respondeu:
Sim, é absolutamente verdade. Estou dizendo, juro: se você tiver a sorte de ter sucesso fora da música, isso torna sua velhice muito melhor. Como agora, estou na casa dos meus 70 anos e ainda estou tocando. Sabe por quê? Porque eu não tenho que fazer isso para viver, não é o meu negócio. Posso pagar à minha banda mais do que ganhariam tocando com qualquer outra pessoa. Todos nós entramos no palco felizes em fazer o que queremos.
Vale lembrar que, em 1990, o músico inaugurou a cantina Cabo Wabo – que recebeu o mesmo nome da faixa presente no disco OU812, do Van Halen. O restaurante localizado em Cabo San Lucas, no México, cresceu e ganhou novas franquias.
Eventualmente, em 2007, teve 80% de suas ações vendidas para o Grupo Campari e o que restou de sua participação foi negociado alguns anos depois, mas isso não significa que esse era o único empreendimento de Sammy.
Empreendimentos de Sammy Hagar
Como o próprio Hagar relembrou, ele foi convidado para fabricar sua própria tequila pouco depois do sucesso da cantina e conseguiu transformar sua carreira musical num hobby. Sobre isso, ele acrescentou:
Quando você faz isso há tanto tempo quanto eu, a menos que seja Keith Richards, que eu acho que não sabe fazer nada além de tocar música – eu amo esse cara; ele é meu rockstar favorito no planeta – muitas pessoas estão fazendo isso por dinheiro. Nós fazemos por diversão. É quase como se estivéssemos em uma banda de garagem novamente, porque eu ganho a vida de outra maneira. Mas se alguém dissesse: ‘Ei, você tem que fazer 150 shows este ano’, eu diria: ‘Desisto’. Porque eu sei que ficaria chateado. Não preciso estar no palco quando quero ver uma luta de boxe ou levar minha esposa para jantar.
E não se engane: os negócios vão muito bem. Há pouco tempo, Sammy fechou uma parceria com o chef celebridade Guy Fieri para lançar a Santo Tequila. Fundada em 2017, a marca da dupla possui atualmente três variedades: Blanco, Reposado e o blended “Mezquila”.
Além do lado empreendedor, Hagar segue na música ao lado do The Circle. O grupo é formado pelo guitarrista de sua banda solo, Vic Johnson; o baixista e ex-colega de Van Halen, Michael Anthony e o baterista Jason Bonham (Black Country Communion, Led Zeppelin).