Após anos de batalhas na justiça, os álbuns lançados pelo trio de Rap De La Soul no início da carreira serão disponibilizados nos serviços de streaming em 3 de Março.
Os fãs finalmente poderão ouvir sob demanda os primeiros seis discos do projeto musical que surgiu em Nova York. São eles: 3 Feet High and Rising (1989), De La Soul Is Dead (1991), Buhloone Mindstate (1993), Stakes Is High (1996), Art Official Intelligence: Mosaic Thump (2000) e AOI: Bionix (2001).
Anteriormente, o De La Soul encarava disputas legais contra sua antiga gravadora, a Tommy Boy, para obter autorizações de samples e, assim, liberar os seis trabalhos de estúdio nas plataformas digitais.
O atrito com a gravadora, inclusive, se acentuou em 2019, quando o grupo revelou que a Tommy Boy pretendia promover a estreia online dos álbuns e dar à banda apenas 10% dos lucros.
O De La Soul, então, pediu aos fãs que, caso a gravadora levasse a ideia adiante, houvesse um boicote para que eles não reproduzissem os álbuns no streaming. Depois disso, a Tommy Boy achou melhor arquivar o lançamento.
De La Soul conseguiu desfazer entrave
O panorama começou a ser positivo em 2021, quando a Tommy Boy foi comprada pela Reservoir em uma aquisição de US$100 milhões do selo extinto. Na época, um porta-voz disse que era uma prioridade disponibilizar os primeiros álbuns do De La Soul.
O grupo também pretende relançar os discos em vinil, CDs, cassettes e outras mercadorias que estarão disponíveis a partir do lançamento do single “The Magic Number” em 13 de Janeiro.
LEIA TAMBÉM: Disco “perdido” do Slipknot com “vibe Radiohead” pode ser lançado em 2023