A lendária Celine Dion não foi incluída na lista dos “200 Maiores Cantores de Todos os Tempos” da Rolling Stone e seus fãs estão indignados.
O ranking publicado no último dia de 2022 citou nomes como Ozzy Osbourne, Aretha Franklin, Beyoncé, Taylor Swift, ROSALÍA e muitos outros. O portal descreveu a lista, dizendo:
Esta nova lista foi compilada por nossa equipe e principais colaboradores e abrange 100 anos de música pop como uma conversa global contínua. As decisões foram baseadas na ‘originalidade, influência, profundidade do catálogo de um artista e amplitude de seu legado musical’.
Antes de começar a ler (e comentar), lembre-se de que esta é a lista dos melhores cantores, não a lista das melhores vozes. O talento é impressionante; o gênio é transcendente. Claro, muitas das pessoas aqui nasceram com cordas vocais gigantescas, afinação perfeita e alcance ilimitado. Outras têm instrumentos mais ásperos, estranhos ou mais delicados.
Revoltados com o descaso do veículo com Celine Dion, que já foi cinco vezes vencedora do Grammy e vendeu mais de 250 milhões de discos ao longo de sua carreira de quatro décadas, muitos fãs fizeram comentários criticando a lista. Um internauta declarou no Twitter:
Olha… você pode argumentar que a música de Celine Dion não é pra você e isso é justo. Você pode argumentar que as músicas de Celine agora são irrelevantes na geração atual de Billie Eilish e isso também é justo. Mas dizer que Celine Dion não está entre as maiores cantoras de todos os tempos é inacreditável.
Outro fã de Dion apontou:
Respeitosamente, não incluir Celine Dion, possivelmente a vocalista mais técnica de todos os tempos, nesta lista é quase cometer traição.
A coisa ficou tão feia para a revista norte-americana que alguns fãs foram parar na porta do escritório da publicação, com cartazes de protesto pela exclusão de Celine Dion da lista. Você pode ver um vídeo registrando esse momento ao final da matéria.
Lista da Rolling Stone ignora lendas da música
Apesar de Celine ter sido o caso mais emblemático, a ausência de outros artistas na seleção também chamou a atenção de muitos admiradores de música.
O portal Metal Sucks, por exemplo, apontou que apesar da presença de grandes nomes como Chris Cornell, Rob Halford e Axl Rose, lendas do Rock como Layne Staley, Bruce Dickinson e Mike Patton foram esquecidos pelo veículo.
Você pode conferir abaixo a lista de músicos de Rock e Metal que foram escolhidos pelos criadores do ranking e descobrir em quais posições eles ficaram.
Celine Dion fans protesting outside the Rolling Stone offices after the publication excluded her from their ‘200 Best Singers of All Time’ list. https://t.co/1H0lpNw5w3
— Pop Crave (@PopCrave) January 6, 2023
Look… you can argue Celine Dion's music is not your cup of tea and that's fair.
You can argue Celine's songs are now irrelevant in today's Billie Eilish generation and that's also fair.
But to say that Celine Dion is not among all-time greatest singers is unbelievable. https://t.co/wvmLYvE059
— Rama's Screen (@RamasScreen) January 2, 2023
Respectfully, not including Celine Dion, arguably the best vocal technician of all time, in this list is borderline treasonous https://t.co/cy72FEpdyr
— Jamie Lambert (@jamiecollabro) January 2, 2023
Dear @RollingStone. This is Céline Dion.
Leaving her off your Top 200 Greatest Singers of All Time list has to be an honest and regrettable mistake… because doing it intentionally would be criminal.
So… please fix it. pic.twitter.com/ZyM3YYxYzz
— Bonnie Bernstein (@BonnieBernstein) January 2, 2023
If we are going by the mere definition of vocal abilities, then not having Celine Dion is objectively incorrect and would have nothing to do with taste.
If we go by sound, you would still be wrong.
Ergo, there are some headscratchers with rankings, inclusions, and omissions. https://t.co/hZQaQapinb
— Clayton Davis (@ByClaytonDavis) January 1, 2023