Você diria que Edward Norton provavelmente não tem nada a ver com Pocahontas, figura que faz parte da lenda nativa americana do século XVII.
No entanto, registros genealógicos analisados pelo programa de história da emissora PBS Finding Your Roots revelaram que a mitificada mulher é a 12ª bisavó do ator de 53 anos.
Em episódio que foi ao ar recentemente, o apresentador Henry Louis Gates Jr confirmou a tradição familiar de longa data de Norton e revelou a descendência inesperada do astro do cinema (via TheGuardian):
Você tem uma trilha direta de conexão, sem dúvida, com John Rolfe e Pocahontas, seu 12º bisavô e bisavó.
Ao escutar a revelação, Edward respondeu:
Isso apenas faz você perceber o pequeno pedaço de toda a história humana que você é.
Para quem não está familiarizado com a história de Pocahontas (1594-1617), a lendária guerreira foi filha de um chefe Powhatan e deu as boas-vindas aos colonos britânicos na Virgínia no início do século XVII.
Segundo a lenda, ela salvou a vida do capitão John Smith, interrompendo sua execução ao colocar a cabeça sobre a dele. Em 1614, Pocahontas se casou com o inglês John Rolfe (1585-1622) e morreu três anos depois em Gravesend, na Inglaterra. O casal teve um filho, Thomas, no ano seguinte ao casamento.
Ancestralidade de Edward Norton tem relação com a escravidão
Questionado sobre como se sentia ao saber que era descendente de proprietários de escravos, o ator que está no elenco do popular filme da Netflix Glass Onion: Um Mistério Knives Out (2022) disse:
A resposta curta é que essas coisas são desconfortáveis. E você deve se sentir desconfortável com eles. Não é um julgamento sobre você em sua própria vida, mas é um julgamento sobre a história deste país e precisa ser reconhecido antes de tudo e depois precisa ser enfrentado.
A produção televisiva que ajuda celebridades a traçarem suas histórias ancestrais também descobriu que o terceiro bisavô do ator indicado ao Oscar John Winstead escravizou uma família inteira, de acordo com os registros do censo.
LEIA TAMBÉM: Juiz multa produtora em R$25 milhões por “trailer enganoso”; entenda