O Funk brasileiro, que começou no Rio de Janeiro nos anos 90 e se espalhou por todo o Brasil, é um dos estilos que melhor representa a cultura de periferia do nosso país. Pensando nisso, o cantor Buchecha criou o projeto Os Crias do Funk.
Nele, o funkeiro reuniu os principais artistas e produtores daquela década, incluindo Mc Bob Rum, Mano Kacau, Mano Teko, William do Borel, Mc André do Alto e Dj Daddo.
O grupo lançou a música “O Funk É O Poder” em novembro do ano passado (assista mais abaixo), e agora anunciou que o segundo single, chamado “Batata de Marechal”, será divulgado dia 3 de fevereiro no canal oficial no YouTube.
A nova música faz alusão à famosa iguaria do subúrbio carioca que se tornou patrimônio cultural do Rio, provada até por Snoop Dogg. A letra ainda tem uma pitada de crítica social, como todo bom Funk.
Buchecha e Os Crias do Funk
Em comunicado, Buchecha disse que a ideia d’Os Crias do Funk é lembrar as letras melódicas, o som dançante e a moda do funkeiro nos anos 90. E isso será feito não apenas lançando músicas inéditas, mas também reeditando clássicos:
É uma verdadeira resenha do Funk para relembrar grandes sucessos e produzir novos hits, porque são os construtores desse movimento tão vasto e bonito que até hoje embala os finais de semana de quem ama dançar e se divertir. Vamos contar a história de como o Funk explodiu nas noites cariocas emplacando passinhos elaborados, refrães chiclete que viraram até cânticos de torcida nos estádios, e diversas frases que se tornaram dialetos de uma geração.
Confira o clipe de “O Funk É O Poder” a seguir!
Claudinho e Buchecha vão ganhar filme em 2023
Vale lembrar que será lançado neste ano, ainda sem data confirmada, o filme Nosso Sonho, que irá contar a história de Claudinho (interpretado por Lucas Penteado) e Buchecha (Juan Paiva).
Claudinho morreu em 2002, vítima de um acidente de carro, e no ano passado Buchecha publicou uma foto emocionante para lembrar os 20 anos sem o parceiro.