Um cometa que apareceu pela última vez no céu à noite na Era do Gelo, quando os neandertais ainda vagavam pela Terra, deve ser visto a olho nu novamente nos próximos dias.
Chamado por astrônomos de E3, ele orbita o Sol a cada 50 mil anos e passará a 26 milhões de milhas (quase 42 milhões de quilômetros) da Terra em 1º de Fevereiro de 2023, como informou o The Independent.
No entanto, o cometa já é visível com binóculos e telescópios simples quando o céu estiver limpo e deve ser possível enxergá-lo sem qualquer tipo de equipamento especializado até o final de Janeiro.
O jornal britânico ainda destacou que, segundo o rastreamento feito pelos astrônomos, o E3 possui uma cabeleira verde-azulada e uma cauda dourada. Aliás, este será o primeiro cometa a iluminar o céu desde o Neowise, em 2020.
Estamos atentos! Confira o vídeo da reportagem clicando aqui.
Cometa verde E3
Descoberto pela primeira vez pelo Zwicky Transient Facility (ZTF), na Califórnia, nos Estados Unidos, o E3 já foi fotografado por astrônomos da Nasa e ganhou esse nome por ser o terceiro cometa descoberto na quinta quinzena do ano.
Os astrônomos, inclusive, aconselham qualquer pessoa que queira ver o cometa E3 a escolher um local escuro, livre de luz ambiente e aguardar 30 minutos para que os olhos se ajustem.
Aplicativos e sites especializados como Star Chart, Sky Safari e SkyView também podem ser utilizados para determinar a posição exata do cometa no céu.
LEIA TAMBÉM: “TACA FOGO”: Planet Hemp e a música que denunciou a “familícia” Bolsonaro a tempo de evitar terrorismo