Se hoje o Grammy dedica sua transmissão em TV aberta praticamente só às categorias mais ligadas ao Pop, a história era diferente em 2003. Naquele ano, Fred Durst foi o responsável por entregar um prêmio em rede nacional para o Foo Fighters.
O vocalista do Limp Bizkit chamou Dave Grohl e companhia ao palco para receberem o gramofone de Melhor Performance de Hard Rock por “All My Life”, música do disco One By One (2002).
A faixa é o principal single do álbum junto com “Times Like These”, e estourou no mundo inteiro chegando a passar dez semanas seguidas nas paradas de Rock Alternativo dos Estados Unidos.
Mas a 45ª edição do Grammy foi dominada por Norah Jones e seu disco de estreia Come Away With Me, que tem o sucesso “Don’t Know Why”. A cantora americana saiu com seis troféus, incluindo todos os principais.
Você pode assistir ao encontro do Limp Bizkit com o Foo Fighters em 2003 mais abaixo!
Em 2012, Foo Fighters venceu, mas não apareceu
A partir dos anos 2010, por causa do aumento do número de categorias, o Grammy passou a realizar uma “pré-cerimônia” com shows e entregas de prêmios que não são televisionadas, incluindo as categorias de Rock.
Apenas nove anos depois, o Foo Fighters voltou a ter grande destaque na premiação graças ao álbum Wasting Light (2011), mas as homenagens ao grupo apareceram apenas em um resumo após o evento.
Na 54ª edição do Grammy, em 2012, a banda de Dave Grohl venceu cinco gramofones, incluindo Melhor Longa Metragem Musical pelo documentário Foo Fighters: Back and Forth, que registra o processo de gravação do disco.
Compare logo abaixo as premiações do Foo Fighters em 2003, na TV aberta, e em 2012, na pré-cerimônia.
Grammy 2023
Vale lembrar que o Grammy 2023 irá acontecer no dia 5 de fevereiro, em Los Angeles. Pra variar, os indicados nas categorias Melhor Álbum de Rock e Melhor Performance de Metal geraram polêmica pela presença de bandas que não são muito identificadas com esses estilos.
LEIA TAMBÉM: Até que enfim: Nirvana receberá homenagem por contribuição à música no Grammy 2023