Música

Bia Ferreira representa o Brasil e leva discurso antirracista ao Tiny Desk

A cantora e multi-instrumentista Bia Ferreira será a representante brasileira no Tiny Desk meets globalFest 2023. Saiba mais.

Bia Ferreira representa o Brasil no Tiny Desk meets globalFest 2023
Foto por Luan Cardoso e Camila Picolo

A cantora e multi-instrumentista Bia Ferreira será a representante brasileira do projeto norte-americano Tiny Desk meets globalFest 2023.

O evento que vai ao ar no Youtube da NPR Music entre os dias 24 e 26 de Janeiro irá exibir o show da artista no dia 25, às 22h15.

Bia se uniu a Érica Silva no baixo, Mari Lima na guitarra e Pé Beat na bateria para gravar sua performance na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo, locação escolhida por ser um prédio ocupado pelo MSTC (Movimento dos Sem Teto do Centro), símbolo de resistência nacional atual que busca garantir a quem mora lá acesso à educação, cultura, formação cidadã, ambiental e esportiva, buscando a conscientização e a inserção social e democrática.

Você pode conferir a participação de Bia ao final da matéria.

Bia Ferreira

Misturando elementos do R&B, Rap e da música brasileira, Bia Ferreira apresenta em seu repertório faixas como “Igreja Lesbiteriana”, “Um Chamado” e “Faminta”, em que aborda assuntos como o antirracismo, a necropolítica, a luta das mulheres e também as relações homoafetivas.

Em um comunicado à imprensa, a cantora comentou sobre o convite do Tiny Desk meets globalFest 2023:

Eu fiquei assustadíssima quando surgiu o convite para fazer o Tiny Desk porque eu achei que fosse trote. E fiquei muito feliz porque a maioria dos artistas que eu admiro mundialmente tocaram no Tiny Desk. Poder ter essa plataforma como um espaço para ampliar onde a minha arte chega é de uma alegria incrível! E poder contar com a presença do Pé Beat, da Mari Lima e da Érica Silva nessa banda fez toda a diferença. O groove saiu bonito e eu estou muito orgulhosa do resultado.

Além de Bia, também integram o line up Bnat el Houariyat & Esraa Warda (Marrocos e EUA), Cui Jian (China), Dakh Daughters (Ucrânia), Justin Adams & Mauro Durante (Reino Unido e Itália), Moonlight Benjamin (Haiti e França), Noura Mint Seymali (Mauritania), Septeto Santiaguero (Cuba) e Taraf de Caliu (Romênia).

Confira abaixo, após o player, a programação completa do Tiny Desk meets globalFEST 2023.

TinyDesk meets globalFEST 2023 com Bia Ferreira

 

Onde: YouTube da NPR Music
Horário: A partir das 22h
Quando: 24 de janeiro
Dakh Daughters (Ucrânia)
Khadija El Warzazia’s Bnat el Houariyat & Esraa Warda (Marrocos & EUA)
Cui Jian (China)

25 de janeiro
Septeto Santiaguero (Cuba)
Bia Ferreira (Brasil)
Moonlight Benjamin (Haiti & França)

26 de janeiro
Taraf de Caliu (Romênia)
Noura Mint Seymali (Mauritania)
Justin Adams & Mauro Durante (Reino Unido & Itália)