Kevin Systrom e Mike Krieger, co-fundadores do Instagram, anunciaram nesta terça-feira (31) a primeira empreitada da startup que criaram em 2018. O aplicativo Artifact promete mudar a forma como consumimos notícias e já tem até fila de espera para usuários nos EUA.
Com base em uma tecnologia de aprendizado de máquina, será possível treinar o algoritmo para sugerir conteúdo de acordo com os interesses do usuário. Desde já, o app está sendo comparado ao TikTok, o maior exemplo de um feed altamente customizável por inteligência artificial.
Isso porque haverá uma aba alimentada por artigos populares, mesclando grandes empresas midiáticas e blogs de menor expressão. No feed ao lado, fica o conteúdo personalizado para o usuário – tal como acontece no app chinês.
Uma funcionalidade de discussão de conteúdos entre amigos também deverá ser implantada.
Artifact terá lançamento sem pressa
O Artifact surge mais de quatro anos após Systrom e Krieger saírem da Meta. A parcimônia no lançamento do novo aplicativo é justificável: as empresas de tecnologia estão sob escrutínio sem precedentes justamente por seus algoritmos, que podem influenciar a opinião pública e até mudar o rumo de eleições.
Resta saber como a nova empresa lidará com essas questões sensíveis. Por enquanto, o Artifact está com uma lista de espera aberta para usuários interessados em serem os primeiros a conhecer a plataforma, tanto em iOS como no Android. Apenas números de telefone dos Estados Unidos podem se cadastrar até o momento.