O curioso motivo e as inspirações que fizeram David Bowie mudar de nome em 1966

Para não ser confundido com outros cantores dos anos 60, David Bowie buscou inspiração em personagem histórico dos Estados Unidos. Entenda!

O motivo da mudança de nome de David Bowie em 1966
O motivo da mudança de nome de David Bowie em 1966

Há quase exatos 57 anos, um dos maiores músicos de todos os tempos fazia sua estreia com o nome que seria conhecido para sempre. Nascido David Robert Jones em 1947, David Bowie adotou o icônico sobrenome em 1966, quando tinha 18 anos.

Desde os 15, o Camaleão do Rock sabia que queria ser uma estrela da música. Ainda na adolescência, se apresentando como Davie Jones, ele lançou alguns singles com bandas como Konrads, King Bees e Manish Boys.

Insatisfeito com o repertório majoritariamente de covers desses grupos, além da falta de pretensão dos integrantes, Davie Jones conseguiu seu primeiro contrato solo depois de se juntar à banda Lower Third, em 1966.

Só que, naquela época, o grupo americano The Monkees estava estourando no mundo todo, e o vocalista se chamava Davy Jones. Então, David Robert Jones pensou em adotar o nome Tom Jones, mas esse também já era usado por um cantor galês, dono do hit “It’s Not Unusual”.

De onde surgiu o nome David Bowie?

Segundo os biógrafos do Starman, o sobrenome Bowie foi inspirado no filme O Álamo (1960), em que Richard Widmark interpreta o soldado e comerciante de escravos americano Jim Bowie, que morreu na guerra do Texas contra o México no século XIX.

Jim Bowie também é o inventor da faca Bowie, um artefato com uma lâmina longa e larga usado para caça, mas que também era uma popular arma para brigas de rua na Londres dos anos 60.

Então, adotando o nome David Bowie, o músico lançou o single “Can’t Help Thinking About Me” com a Lower Third em 1966. No ano seguinte, ele lançou seu álbum de estreia como artista solo, homônimo. O disco foi caracterizado pela imprensa britânica como Pop Barroco, e não fez muito sucesso.

Nos próximos dois anos, Bowie passa a se interessar por mímica, começa a estudar artes cênicas e pensar em personagens para sua persona musical. Na sonoridade, ele incorpora o Folk Rock e o Rock Psicodélico.

Assim, em 1969, surge seu segundo álbum homônimo, só que dessa vez com o mega-hit “Space Oddity”, que levou o músico às paradas do Reino Unido pela primeira vez. E o resto é história!

Ouça “Can’t Help Thinking About Me”

Abaixo, você pode relembrar a primeira música que essa verdadeira lenda lançou com o nome David Bowie and the Lower Third, “Can’t Help Thinking About Me”.

LEIA TAMBÉM: Sete anos sem o Starman: filha de David Bowie compartilha lindo vídeo tocando teclado ao lado do pai