Música

O dia em que Dave Mustaine (Megadeth) desprezou os baixistas: "não é um instrumento difícil de tocar"

Dave Mustaine
Foto: Wikimedia Commons

Os baixistas costumam estar entre os mais desprezados em uma banda, com pouco ou nenhum destaque. Parece que Dave Mustaine, do Megadeth, também não acha o instrumento lá grandes coisas – pelo menos no contexto de uma entrevista dada em 2008.

Mustaine estava no programa Good Morning America, da ABC News, quando reagiu a um vídeo do então candidato republicano à Presidência, Mike Huckabee, tocando baixo durante um evento de campanha. Ele comentou:

Isso é tão ruim! Além do mais, o baixo não é um instrumento difícil de se tocar. É basicamente um degrau acima do kazoo, não?

O vocalista do Megadeth citou o instrumento de sopro, comumente usado na musicalização infantil, para fazer pouco caso de Huckabee e sua “mania de rock star”. Será que era uma crítica política e só sobrou pros baixistas?

Dave Mustaine e a política

O líder do Megadeth é conhecido por não medir as palavras – inclusive na hora de criticar a mídia por noticiar quando ele não mede as palavras.

Ainda assim, a banda aparece na tradicional campanha “Rock The Vote”, promovida a cada ciclo eleitoral para levar jovens votantes às urnas. O vídeo é de 1990.

Já Mustaine parece oscilar em suas opiniões sobre os republicanos, seja com críticas às políticas do ex-presidente Ronald Reagan ou elogiando o ultraconservador Rick Santorum. O músico já foi criticado também por repetir teorias das conspiração associadas à extrema-direita, passando pela origem de Barack Obama, lavagem cerebral da CIA e mais.

Nos últimos anos, inclusive, ele participou do programa do polêmico Joe Rogan, tendo usado sua passagem por lá para exaltar Deus, combinação de fatores que fizeram com que ele acabasse sendo associado ao ex-presidente Donald Trump. Vai saber!

Continua após o vídeo

Dave Mustaine e os baixistas

Uma polêmica ainda mais recente veio à tona no ano passado envolvendo o vocalista do Megadeth e um baixista. Trata-se de Ron McGovney, que tocava baixo no Metallica quando Mustaine integrava a banda de James Hetfield.

Dave disse em uma entrevista ter sido um “macho alfa” no pouco tempo que passou no Metallica, no começo dos anos 80. Ron não perdeu a oportunidade de tirar sarro e disse:

Dave conversava com os promotores? Coletava a grana? James não tocava guitarra antes do Metallica? Essa não é a forma como eu me lembro daqueles dias. É o exato oposto.

E ficou por isso mesmo. Digamos que McGovney não é grande fã de Dave, e com razão: o primeiro baixista do Metallica contou que Mustaine chegou a quase matá-lo, jogando cerveja em seu equipamento e fazendo com que ele fosse eletrocutado ao plugar o instrumento.

Mas nem só de hate vive o músico do Megadeath. Em 2015, ele notoriamente elogiou o baixista David Ellefson no Twitter, inclusive em Português. Ainda assim, em 2021, o retirou da banda por conta das acusações de pedofilia envolvendo Ellefson e prometeu que ele nunca irá retornar ao grupo.

Mais do que justificado nesse caso, né?