Difícil acreditar – mas não impossível. Hard to Believe: A Kiss Covers Compilation é um álbum raro lançado em 1990, reunindo releituras da banda de Gene Simmons e Paul Stanley.
Na tracklist, estão nomes que marcaram o underground do Punk, Hard Rock, Grunge e Alternativo do fim dos anos 80 e começo dos 90. Entre eles, destacam-se dois nomes bem familiares: Nirvana e Melvins.
O trio de Kurt Cobain ainda era bastante recente quando Hard to Believe foi lançado. O álbum de estreia, Bleach, havia saído alguns meses antes, mostrando a crueza do Grunge de Seattle.
Mas sua interpretação de “Do You Love Me?” se tornou marcante também por outro motivo. Se trata de um dos raros registros do Nirvana como quarteto – quando a banda contava com Jason Everman numa segunda guitarra. Te contamos aqui sobre esse misterioso ex-membro do Nirvana!
Nirvana e “Do You Love Me?”
“Do You Love Me?” aparece originalmente no álbum Destroyer, de 1976, e a cover do Nirvana data de 1989. Nessa época, Everman chegou a gravar também uma versão de “Dive”, que sairia em With The Lights Out.
Em 1990, quando a releitura do Nirvana para a música do KISS foi revelada, não fez muito barulho e acabou esquecida – retornando à tona depois como uma nota de rodapé na história de Kurt, Krist Novoselic e Dave Grohl.
A interpretação rasgada, quase debochada de Cobain dividindo vocais com Novoselic se tornou uma representação interessante do espírito inventivo e intenso com que o Nirvana encararia seus próprios lançamentos.
Tributo do Nirvana ao KISS não foi oficial
O LP é considerado não-oficial – tanto que, no verso da capa, lê-se: “Por favor, Gene, não nos processe”!
O tributo hoje encontra-se esgotado, embora tenha sido lançado nos EUA pela C/Z Records, uma pequena gravadora Punk de Seattle. E também foi disponibilizado na Europa, Reino Unido e Austrália.
A escolha das músicas privilegiou alguns dos maiores clássicos do KISS, entre eles “Detroit Rock City”, “Beth”, “Dr. Love” e “Lick It Up”, e o lançamento coincidiu com um momento de baixa na popularidade da banda de Simmons, àquela época sem maquiagem e surfando a onda das baladas dos cabeludos do metal.
Talvez por isso, o disco de tributo tenha inspirado o surgimento de uma nova onda de fãs do KISS.
Além de Nirvana e Melvins…
Independente da repercussão do álbum, o Nirvana cresceria exponencialmente após seu lançamento. O Melvins segue na ativa até hoje, e um terceiro destaque da escalação era o ALL, projeto de três ex-membros do Descendents, Bill Stevenson, Karl Alvarez, e Stephen Egerton.
Outro nome na tracklist ainda faria bonito nos anos seguintes: Doug Martsch, do Treepeople, mais tarde fundaria o Built To Spill. Nada mal.
Tire suas próprias conclusões ouvindo a compilação completa abaixo, bem como a versão do Nirvana sozinha!
https://www.youtube.com/watch?v=Pz4mgBQ6kdQ